Exportar registro bibliográfico

A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática (1991)

  • Authors:
  • Autor USP: BROLEZZI, ANTONIO CARLOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: DIDÁTICA; MATEMÁTICA (ENSINO); MATEMÁTICA (HISTÓRIA)
  • Language: Português
  • Abstract: Nesta dissertação, apresentamos algumas linhas de pesquisa que podem levar a uma abordagem na qual o próprio conteúdo matemático seja influenciado pelo uso da História da Matemática em sala de aula. Não se trata apenas de ilustrar as aulas de Matemática com histórias que divirtam, como biografias de matemáticos famosos. Nem simplesmente de acrescentar mais conteúdo ao currículo elementar de Matemática, para recheá-lo de referências históricas diretas que de algum modo ajudem a demonstrar a importância ou a beleza do assunto que se quer ensinar. O que pretendemos fazer aqui é contribuir para o estudo de uma utilização muito mais profunda do recurso à História da Matemática. Esse estudo deveria levar em consideração a existência de um encadeamento lógico característico na construção do conhecimento científico e outro na sistematização, na formalização desse conhecimento. A nosso ver, a ordem lógica mais adequada para o ensino de Matemática não é a do conhecimento matemático sistematizado, mas sim aquela que revela a Matemática enquanto Ciência em construção. O recurso à História da Matemática tem, portanto, um papel decisivo na organização do conteúdo que se quer ensinar, iluminando-o, por assim dizer, com o modo de raciocinar próprio de um conhecimento que se quer construir. Essa abordagem constitui-se no cerne desse estudo, embora também façamos referência a outras funções do recurso à História da Matemática. Podemos chamar essa abordagem de Arte de Contar, pois contar emdiversas línguas se aplica tanto a contar histórias quanto a contar objetos. Desse modo queremos expressar nossa intenção de contribuir para que não se considerem o ensino da Matemática e a História da Matemática como compartimentos estanques, revelando a existência entre eles de uma relação intrínseca que une o conhecimento matemático construído na História e o reconstruído nas aulas de Matemática. Em síntese, a proposta desse trabalho é servir de introdução ao estudo acerca do uso da História da Matemática enquanto fornecedora dos elementos necessários para a construção de caminhos lógicos tendo em vista a construção original daquele tópico matemático que se quer ensinar, propiciando ao aluno uma visão com significado da totalidade da matéria. A proposta inclui uma caracterização dos meios de se obter conhecimentos sobre História da Matemática através do recurso às fontes históricas e aos vários tipos de livros de História da Matemática
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.09.1991
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática. 1991. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-11122013-094441/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Brolezzi, A. C. (1991). A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-11122013-094441/
    • NLM

      Brolezzi AC. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática [Internet]. 1991 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-11122013-094441/
    • Vancouver

      Brolezzi AC. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática [Internet]. 1991 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-11122013-094441/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024