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A formação dos agentes extensionistas em um programa de ações básicas de saúde (1982)

  • Autores:
  • Autor USP: MEIRELLES, SEVERINO MARCIO PEREIRA - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RMS
  • DOI: 10.11606/T.17.1982.tde-13092023-094409
  • Assuntos: MEDICINA; MEDICINA PREVENTIVA; ATENÇÃO À SAÚDE; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; SERVIÇOS DE SAÚDE
  • Palavras-chave do autor: Agentes extensionistas; Educação; Extensão universitária; Formação; Serviço de saúde; Education; Extension agents; Health service; Training
  • Idioma: Português
  • Resumo: Devido a grande disseminação de Programas de Extensão de Serviço de Saúde utilizando agentes extensionistas, como se pode observar por artigos de publicações da Organização Mundial de Saúde, e de várias outras, sobre Saúde Pública, decidiu-se desenvolver uma investigação sobre os programas de treinamento, com base em um programa desenvolvido em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Primeiramente foi delineado um referencial teórico onde são situados os Programas de Extensão de Serviços que usam pessoal auxiliar no interior das Políticas Sociais e dos Programas de Extensão de Serviços em geral. No Referencial Teórico foi situado ainda o trabalho dos agentes extensionistas e de sua relação com os processos educacionais. Foram definidos, no Referencial, três indicadores teóricos para análise dos Programas de formação; Educação Popular, Utilização de Tecnologia Popular em Saúde: e Participação Social; Foi apresentada uma breve revisão de cada indicador e definidas perspectivas diversas que podem ser assumidas na prática, como síntese de um processo de formação, que expressa a postura político-ideológica do programa de formação dos agentes. Em seguida foi feita a caracterização crítica do Programa de Atenção Primária à saúde, no interior do qual foi estudado o processo de formação de agentes extensionistas. O Programa de Atenção Primária partiu de um tipo de Política Social que isola os problemas e as "populações-alvo" para atendê-las. Esse programa pode ser descrito como sendo essencialmente técnico, tanto em seu projeto como no modo de formulação. Ele foi caracterizado como um programa de extensão de atenção à saúde onde o pessoal auxiliar, atuando como agente-extensionista, foi usado para executar a atenção à saúde. Em terceiro lugar, a formação dos agentes é descrita, analisada e interpretada de acordo com o ReferencialTeórico. Três estudos foram realizados sobre a formação dos agentes extensionistas: o primeiro foi sobre as condições antecedentes ao processo de ensino, o segundo foi uma avaliação do processo de ensino e o terceiro um estudo sobre produtos do processo de ensino. Foi utilizada uma metodologia específica para cada estudo. O primeiro estudo foi feito através de informações levantadas em documentos de programa, com os superiores e dos professores. O segundo estudo foi feito através de informações levantadas com os professores. O terceiro estudo foi feito através de informações levantadas em amostras de usuários. Com a investigação concluiu-se que: (1) O programa educacional utilizou tecnologia educacional por objetivos para apresentar, em módulos de ensino, um conhecimento técnico sobre saúde, sem levar em consideração as condições sócio-econômicas no conteúdo do ensino; (2) Como programa educacional pode ser caracterizado como programa de educação não-formal; (3) A utilização da educação não-formal não garantiu que o processo de ensino privilegiasse os "valores populares", no campo de conhecimentos abordados; (4) Como programa de Educação Popular pode ser classificada dentre aqueles que reatualizam "valores de sistema" em um dado contexto de relações sociais; (5) Como programa de Educação Popular difundiu "valores de sistema", usando estratégias para não colidir com os "valores populares", tais como: aceitou a "Medicina Tradicional", aceitou a "organização popular", usou a participação popular para conseguir local temporário para o trabalho de programa; (6) A percepção da população sobre a prática dos agentes em relação à "Medicina Tradicional" e "Organização Popular" demonstrou que os agentes não as valorizam em sua ação; (7) A prática dos agentes foi uma prática técnica compatível com o Programa de Ensino; (8) A participaçãodo pessoal auxiliar na extensão dos serviços formais de atenção à saúde foi restrita a seu trabalho, porque a articulação com outros níveis de atenção à saúde não foi boa; (9) A determinação institucional sobre o trabalho do agente confirmou e manteve o tipo de preparação recebido no processo de formação; (10) O processo de formação dos agentes extensionistas pode ser interpretado como autoritário, na sua prática educacional e sanitária e manipulados na sua prática social
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.07.1982
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.17.1982.tde-13092023-094409 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
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    • ABNT

      MEIRELES, Severino Márcio Pereira. A formação dos agentes extensionistas em um programa de ações básicas de saúde. 1982. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1982. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-13092023-094409/. Acesso em: 05 maio 2024.
    • APA

      Meireles, S. M. P. (1982). A formação dos agentes extensionistas em um programa de ações básicas de saúde (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-13092023-094409/
    • NLM

      Meireles SMP. A formação dos agentes extensionistas em um programa de ações básicas de saúde [Internet]. 1982 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-13092023-094409/
    • Vancouver

      Meireles SMP. A formação dos agentes extensionistas em um programa de ações básicas de saúde [Internet]. 1982 ;[citado 2024 maio 05 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-13092023-094409/

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