Exportar registro bibliográfico

Sinterização de concentrado de minerais sulfetados para redução a cobre preto (1984)

  • Authors:
  • Autor USP: CAMARGO, LUIZ MESQUITA DE ARRUDA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PMT
  • Subjects: SINTERIZAÇÃO; COBRE
  • Language: Português
  • Abstract: Após uma breve revisão dos processos de redução carbotérmica de cargas contendo cobre na forma de óxidos, conhecidos sob a denominação genérica de “metalurgia do cobre preto”, são apresentados os fundamentos em que se baseia uma de suas variantes, o processo IPT-Itapeva, bem como os requisitos que deve possuir o sínter a ser utilizado, no caso em que se parte de concentrados sulfetados. São repassados os fenômenos do processo de sinterização, tendo em vista a sua aplicação a concentrados sulfatos, e são discutidos, sob o ponto de vista teórico, os fatores dos quais dependem as características finais do produto. O desenvolvimento experimental, a partir de um concentrado sulfetado de cobre proveniente da mina de Camaquá, RS, compreendeu o estudo do efeito de algumas variáveis de sinterização (proporção de concentrado na carga, proporções de combustível suplementar e de expansor, granulometria do sínter recirculante, teor de umidade e vazão específica de gases) sobre algumas características do processo e do sínter (tempo de operação, rendimento, produção específica, resistência mecânica, enxofre residual e redutibilidade). Os resultados experimentais mostraram que se pode produzir sínter de características desejadas através do controle das variáveis de sinterização, tendo-se constatado os seguintes comportamentos: a) os tempos de operação são tanto menores quanto maior for permeabilidade das cargas e maior a capacidade de exaustão do equipamento empregado; b) a produção específica de sínter é influenciada, não somente pela duração da operação e pela proporção de recirculação de sínter, mas também pelo volume específico aparente das cargas; c) o rendimento de sinterização e a resistência mecânica dos sínteres são aumentados por proporções crescentes de combustível na cargacarvão), bem como pelo ajuste da vazão de gases, no sentido de otimizar o perfil de temperaturas no leito de sinterização; d) os teores residuais de enxofre nos sínteres são determinados principalmente pela vazão de gases e pelo ajuste do perfil de temperaturas no leito; e) a redutibilidade do sínter é, em geral, contravariante da sua resistência mecânica e f) a umidade das cargas apresenta papel fundamental para a sinterização, observando-se prejuízo acentuado da qualidade do produto obtido a partir de cargas com umidade deficiente.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.09.1984

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAMARGO, Luiz Mesquita de Arruda. Sinterização de concentrado de minerais sulfetados para redução a cobre preto. 1984. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984. . Acesso em: 14 maio 2024.
    • APA

      Camargo, L. M. de A. (1984). Sinterização de concentrado de minerais sulfetados para redução a cobre preto (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Camargo LM de A. Sinterização de concentrado de minerais sulfetados para redução a cobre preto. 1984 ;[citado 2024 maio 14 ]
    • Vancouver

      Camargo LM de A. Sinterização de concentrado de minerais sulfetados para redução a cobre preto. 1984 ;[citado 2024 maio 14 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024