Estudo do desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento (1991)
- Authors:
- Autor USP: CANALE, ANTONIO CARLOS - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: SEM
- Assunto: ENGENHARIA MECÂNICA
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho aplica um procedimento para análise do desempenho de um autoveículo rodoviário (Kadett GS 2.0 da General Motors do Brasil), em aceleração e desaceleração (freagem), considerando o "passeio do centro de gravidade" e as "restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento". A dinâmica do processo de frenagem do veículo/exemplo é estudada, obtendo-se a desaceleração e o espaço percorrido, como função do "passeio do centro de gravidade" e duas "restrições impostas pelo pneumático x pavimento". Comparações teórico-experimentais são realizadas. Para o controle do processo de frenagem do veículo/exemplo, obtém-se uma "função-transferência" que muda continuamente o balanceamento das forças de frenagem nos eixos, utilizando-se, para isto, de sinais oriundos de um acelerômetro e de um sensor de peso instalados no veículo. Esta função otimiza o processo de frenagem para qualquer carregamento permissível do veículo e em qualquer nível de desaceleração (qualquer tipo de piso). Deste veículo obtêm-se os diagramas de rendimento, aceleração líquida para cada marcha engrenada, e, posteriormente, o "tempo de aceleração" e "retomada de velocidade", como função do "passeio do centro de gravidade" e das "restrições impostas pelo pneumático x pavimento". Comparações teórico-experimentais são também realizadas. Em todos os casos, foram obtidos bons resultados na comparação teórico-experimental, validando o modelo matemático elaborado e o procedimento de análise
- Imprenta:
- Publisher place: Sao Carlos
- Date published: 1991
- Data da defesa: 22.11.1991
-
ABNT
CANALE, Antonio Carlos. Estudo do desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento. 1991. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Sao Carlos, 1991. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-29082016-150156/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Canale, A. C. (1991). Estudo do desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Sao Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-29082016-150156/ -
NLM
Canale AC. Estudo do desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento [Internet]. 1991 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-29082016-150156/ -
Vancouver
Canale AC. Estudo do desempenho de autoveículos rodoviários considerando o passeio do centro de gravidade e restrições impostas pelo binômio pneumático x pavimento [Internet]. 1991 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-29082016-150156/ - Fuel consumption of road commercial vehicles in the driving schedule
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