Espaço do movimento: investigação no cotidiano de uma pré-escola à luz da teoria de Henri Wallon (1993)
- Authors:
- Autor USP: PEREIRA, MARIA IZABEL GALVÃO GOMES - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Subjects: PSICOLOGIA COMUNITÁRIA; EDUCAÇÃO INFANTIL
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho teve por objetivo principal investigar a adequacao do meio escolaras possibilidades e necessidades psicomotoras infantis. Como referencial teorico utilizou a psicologia genetica de henri wallon que, dedicando grande atencao a questao do movimento e de suas relacoes com o desenvolvimento global da crianca, foi considerada fecunda para a analise do problema colocado. As observacoes feitas no cotidiano do terceiro estagio da pre-escola (terceiro pre), numa escola da rede publica de ensino de sao paulo, visaram a caracterizacao das situacoes e exigencias escolares, bem como ao entendimento das condutas das criancas que, vistas como reacoes as propostas do meio escolar, serviram como criterio para avaliar a adequacao do meio as possibilidades infantis. A analise revela tambem que a organizacao do espaco de sala de aula (ausencia de area livre e de objetos que servissem como organizadores da atividade infantil) e o tipo de controle exercido pela professora (diretividade constante e obrigatoriedade de todas as criancas se ocuparem com a mesma tarefa) contribuiam para a incidencia de impulsividade motora, ou seja, para o ambiente de tensao. Discute, por fim, a influencia exercida pelo tipo de conteudo e proposito das tarefas na dinamica das interacoes
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.03.1993
-
ABNT
PEREIRA, Maria Izabel Galvão Gomes. Espaço do movimento: investigação no cotidiano de uma pré-escola à luz da teoria de Henri Wallon. 1993. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. . Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Pereira, M. I. G. G. (1993). Espaço do movimento: investigação no cotidiano de uma pré-escola à luz da teoria de Henri Wallon (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Pereira MIGG. Espaço do movimento: investigação no cotidiano de uma pré-escola à luz da teoria de Henri Wallon. 1993 ;[citado 2024 abr. 25 ] -
Vancouver
Pereira MIGG. Espaço do movimento: investigação no cotidiano de uma pré-escola à luz da teoria de Henri Wallon. 1993 ;[citado 2024 abr. 25 ] - Integração entre polícia e escola e algumas possibilidades de combate à violência
- Emoções e conflitos: análise da dinâmica das interações numa classe de educação infantil
- Conflitos no cotidiano escolar
- A questão da diversidade na experiência escolar de jovens na Guiana Francesa
- Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil
- A hora certa da saída. [Depoimento a Roberta Sampaio]
- A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard
- Da submissão à violência ao enfrentamento dos conflitos: o papel da escola na promoção dos direitos
- Publicado originalmente em 1941... [Apresentação da tradução brasileira]
- Wallon e a criança, esta pessoa abrangente
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas