Exportar registro bibliográfico

Estudo sobre a aprendizagem de conceitos por crianças deficientes mentais moderadas (1994)

  • Autores:
  • Autor USP: PENAZZO, ARNALDO ANTONIO - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA); EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFICIENTE MENTAL (EDUCAÇÃO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Investiga o papel da acao nos processos de abstracao e generalizacao envolvidos na aprendizagem de conceitos, baseado em jean piaget. Os ss sao 15 deficientes mentais moderados, de ambos os sexos, idade cronologica entre 7,6 e 11,7 anos, idade mental entre 3,3 e 5,7 anos, com quociente intelectual entre 38 e 49, alunos de uma escola de educacao especial. Elabora 3 procedimentos para o ensino do conceito de sapato dividindo os ss em 3 grupos: ao g1 apresenta um exemplo do conceito, uma instrucao verbal e um comportamento (acao envolvendo manipulacao) associado ao exemplo do conceito; ao g2 apresenta um exemplo do conceito, 10 instrucoes verbais e 10 comportamentos associados ao exemplo; ao g3 apresenta 10 exemplos do conceito, uma instrucao verbal e um comportamento associado a um exemplo do conceito. Desenvolve o trabalho em 4 etapas: pre-teste, ensino do conceito, pos-teste e reteste. Os resultados mostram que os procedimentos utilizados com os grupos 2 e 3 levam a aprendizagem e retencao do conceito, o mesmo nao ocorre com relacao ao g1; as comparacoes intragrupais nao evidenciam diferencas de efetividade dos procedimentos entre os 3 grupos. O estudo corrobora o pressuposto de piaget segundo o qual as experiencias do tipo fisico que consistem em agir sobre os objetos concretos, favorecem o processo de abstracao e generalizacao, possibilitando a aquisicao de conceitos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.06.1994

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PENAZZO, Arnaldo Antonio. Estudo sobre a aprendizagem de conceitos por crianças deficientes mentais moderadas. 1994. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Penazzo, A. A. (1994). Estudo sobre a aprendizagem de conceitos por crianças deficientes mentais moderadas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Penazzo AA. Estudo sobre a aprendizagem de conceitos por crianças deficientes mentais moderadas. 1994 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Penazzo AA. Estudo sobre a aprendizagem de conceitos por crianças deficientes mentais moderadas. 1994 ;[citado 2024 abr. 24 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024