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Modelo transacional de avaliação-intervenção mediante enfoque longitudinal: seguimento de caso unico portador da Sindrome de Down nos seus primeiros dez anos de vida (1994)

  • Autores:
  • Autor USP: CARPENTIERI, NILSE MARGARIDA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSC
  • Assuntos: TESTES PSICOLÓGICOS; RETARDO MENTAL (PSICOLOGIA); SÍNDROME DE DOWN
  • Idioma: Português
  • Resumo: Estudo de caso unico em crianca portadora de sindrome de down, durante os 10 primeiros anos de vida identificada pela trissomia do cromossomo 21. Vale-se do modelo transacional de avaliacao-intervencao para questoes metodologicas das teorias de normalizacao e desenvolvimentalista, para interpretacao do processo evolutivo e comprovacao da eficacia daquele modelo. Aplica para fins de avaliacao: entrevista, observacao continua, escalas de desenvolvimento infantil, testes de avaliacao cognitiva e motora, tecnicas projetivas e provas de maturidade escolar. Para fins de intervencao utiliza: programa de intervencao precoce, modelo demitriev, aprendendo juntos, guia de orientacao aos pais, sidepe e programa alfa um. Os resultados sao integrados em 5 etapas do desenvolvimento da crianca assim caracterizadas: transmissao do diagnostico, avaliacoes e intervencoes iniciais; envolvimento no respectivo programa; participacao no jardim da infancia; integracao em classe de educacao pre-escolar; integracao em classe de educacao especial, com as respectivas intervencoes especificas. Conclui que os resultados sao satisfatorios e promissores, permitindo novas vias de conhecimentos teoricos e de experiencias praticas. Evidenciam nova perspectiva para a funcionalidade do modelo aplicado e conhecimento mais integrador e expressivo do processo evolutivo da crianca e de seu ambiente socio-familiar
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.12.1994

  • Como citar
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    • ABNT

      CARPENTIERI, Nilse Margarida. Modelo transacional de avaliação-intervenção mediante enfoque longitudinal: seguimento de caso unico portador da Sindrome de Down nos seus primeiros dez anos de vida. 1994. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Carpentieri, N. M. (1994). Modelo transacional de avaliação-intervenção mediante enfoque longitudinal: seguimento de caso unico portador da Sindrome de Down nos seus primeiros dez anos de vida (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Carpentieri NM. Modelo transacional de avaliação-intervenção mediante enfoque longitudinal: seguimento de caso unico portador da Sindrome de Down nos seus primeiros dez anos de vida. 1994 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Carpentieri NM. Modelo transacional de avaliação-intervenção mediante enfoque longitudinal: seguimento de caso unico portador da Sindrome de Down nos seus primeiros dez anos de vida. 1994 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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