Strindberg e o poder (1996)
- Autores:
- Autor USP: CANDEIAS, MARIA LUCIA LEVY - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CAC
- Assuntos: TEATRO; TEATRO
- Idioma: Português
- Resumo: O trabalho apresenta um resumo dos cinquenta e oito textos teatrais deixados por august strindberg. Discute as classificacoes de sua obra, especialmente no que se refere a questao das obras ditas misticas, optando por uma mais proxima aquela adotada por juan soares zamora em historia del teatro contemporaneo: dramas historicos, comedias, dramas de acento realista e dramas oniricos. Em cada uma destas rubricas selecionamos pelo menos uma peca que analisamos mais detalhadamente. No caso dos dramas historicos nos detivemos em cristina, que focaliza a rainha sueca. No caso das comedias nos concentramos principalmente em o segredo da guilda, uma metafora politica que nos pareceu mal compreendida pelos demais criticos. Como drama de cunho realista selecionamos senhorita julia por ser o mais conhecido. E pela mesma razao enfocamos o sonho dentre os dramas oniricos. Empreendemos leituras um pouco mais minuciosas de pecas que exemplificavam mais diretamente o tema do poder em strindberg por ser esse o assunto principal do trabalho e, nos alongamos em o paria porque ja a dirigimos. O que tentamos demonstrar e que a questao do poder e da dominacao perpassa toda a obra de strindberg e nao apenas as que tem reis como personagens
- Imprenta:
- Data da defesa: 13.08.1996
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ABNT
CANDEIAS, Maria Lucia Levy. Strindberg e o poder. 1996. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Candeias, M. L. L. (1996). Strindberg e o poder (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Candeias MLL. Strindberg e o poder. 1996 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Candeias MLL. Strindberg e o poder. 1996 ;[citado 2024 abr. 24 ]
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