Coesão e coerência como padrões de textualidade em produções escolares (1997)
- Autores:
- Autor USP: ARAUJO, UBIRAJARA INACIO DE - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLL
- DOI: 10.11606/D.8.1997.tde-16012023-160332
- Assuntos: LINGUÍSTICA; PRAGMÁTICA
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de produções textuais de alunos de oitava série do primeiro grau e de terceira série do segundo grau, estudantes da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. As redações compreendem textos narrativos, por meio dos quais se visou analisar a coesão e a coerência, como padrões de textualidade. Objetiva-se inventar os principais recursos de coesão utilizados pelos alunos na elaboração de seus textos. Esses recursos receberam tratamento estatístico pelo centro de estatística aplicada da Universidade de São Paulo. A análise dos aspectos de coerência, abordados em consonância com os elementos de coesão, busca identificar as estratégias de sentido e os problemas mais frequentes de adequação das informações ao enunciado
- Imprenta:
- Data da defesa: 08.04.1997
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- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
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ABNT
ARAÚJO, Ubirajara Inácio de. Coesão e coerência como padrões de textualidade em produções escolares. 1997. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16012023-160332/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Araújo, U. I. de. (1997). Coesão e coerência como padrões de textualidade em produções escolares (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16012023-160332/ -
NLM
Araújo UI de. Coesão e coerência como padrões de textualidade em produções escolares [Internet]. 1997 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16012023-160332/ -
Vancouver
Araújo UI de. Coesão e coerência como padrões de textualidade em produções escolares [Internet]. 1997 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16012023-160332/
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.8.1997.tde-16012023-160332 (Fonte: oaDOI API)
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