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Formação contínua de educadores: um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) (1997)

  • Autores:
  • Autor USP: FUSARI, JOSE CERCHI - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi o de contribuir para a produção de conhecimento na área de formação contínua de profissionais da educação escolar. Com essa intenção, foram propostos objetivos específicos que pretenderam: captar as representações que educadores têm a respeito do tema; identificar as experiências e os problemas vivenciados; analisar os dados no movimento do que é praticado e concebido; e sugerir alguns elementos que contribuam para o estabelecimento de políticas práticas para aperfeiçoar o desenvolvimento profissional dos educadores em serviço. O texto desta tese encontra-se assim organizado: uma Introdução, na qual o autor esclarece sua trajetória na formação contínua de educadores e apresenta o problema a ser investigado; o Capítulo I, em que aborda a questão de formação contínua de educadores e suas articulações com supervisão escolar e currículo; o Capítulo II, em que descreve e analisa verbalizações ou seja, representações de coordenadores pedagógicos da SMESP sobre formação contínua pessoal e de outros professores; o Capítulo III, no qual indica elementos para uma política de formação de educadores em um continuum que articule formação inicial e formação contínua durante a trajetória de atuação desses profissionais em escolas de educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e tece algumas considerações finais. Os indícios de práticas e idéias sobre formação contínua de educadores, sintetizadas nas verbalizaçõesdos coordenadores pedagógicos (participantes deste estudo), permitem observar um movimento de transição em que apresentam elementos contraditórios do "tradicional" e do "novo" e, ao mesmo tempo, manifestam tendências de caminhar na direção de considerar a profissionalização de educadores escolares escolares em um continuum transformador, que deve desenvolver-se na escola em que atuam e fora dela, a serviço da formação da cidadania dos educandos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.08.1997

  • Como citar
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    • ABNT

      FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de educadores: um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP). 1997. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Fusari, J. C. (1997). Formação contínua de educadores: um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Fusari JC. Formação contínua de educadores: um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP). 1997 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Fusari JC. Formação contínua de educadores: um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP). 1997 ;[citado 2024 abr. 18 ]


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