O ovo da serpente: uma análise do conteúdo de ofidismo nos livros de ciências do ensino fundamental (1999)
- Autores:
- Autor USP: GIOPPO, CHRISTIANE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); VENENOS DE ORIGEM ANIMAL; COBRAS; SERPENTES; ENSINO FUNDAMENTAL; EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: O estudo das serpentes peçonhentas no contexto do ensino fundamental foi o objeto de análise desta dissertação. O tema escolhido tem relação com o trabalho cotidiano da pesquisadora na disciplina de prática de ensino em programas de saúde para ocurso de enfermagem e com duas experiências anteriores, a primeira em discussões sobre a qualidade dos livros de ciências, junto a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e a segunda como avaliadora do PNLD 97 que reprovou nove livros ( numtotal de 90) com erros nas caracterizações de serpentes e procedimentos de primeiros socorros para acidentes ofídicos. A pesquisa foi desenvolvida em três diferentes aspectos, sendo o primeiro vinculado às avaliações do livro didático. Buscou-seentender como os livros têm sido avaliados no Brasil. Quais são os critérios priorizados em diferentes avaliações e o que tem sido produzido sobre a avaliação de livros de ciências. Para responder a essas perguntas, relatórios oficiais, teses eartigos, além de materiais de autores internacionais, foram utilizados. Discussões sobre questões sociológicas e questões pedagógicas no livro foram abordadas.O segundo aspecto desenvolvido na pesquisa refere-se aos conhecimentos históricossobre serpentes. Interessava entender como diferentes períodos da história da ciência no Brasil descreviam serpentes e procedimentos de primeiros socorros, procurando buscar a origem para esses conhecimentos. Nesse sentido, observaram-se quatroperíodos distintos. Oinício da colonização do Brasil, representado pelos missionários jesuítas que chegaram em 1540. Os escritos de Padre José de Anchieta, referentes à descrição das serpentes foram a base desta análise. O período seguinte foi o da colonização holandesa no governo de Maurício de Nassau. Este colonizador trouxe ao Brasil sábios naturalistas que descreveram primorosamente nossa fauna e flora. As descrições de Guilherme Piso e JorgeMarcgrave foram utilizadas para esta análise. No século XIX encontra-se a terceira fase, na qual uma ciência experimental começa a aflorar e introduzir novos parâmetros no olhar para a ciência. Otto Wucherer, fundador da Escola TropicalistaBahiana é revisitado. Ainda neste período analisa-se a virada do século e a fundação do Instituto de Butantan, que aliada às novas pesquisas mundiais em imunologia permitiram que Vital Brazil descobrisse a especificidade dos soros antiofídicos(tratamento até hoje preconizado para acidentes ofídicos). A revisão histórica termina no momento atual, que representa a quarta fase do primeiro aspecto da pesquisa. A base aqui foram os manuais de formação dos agentes de saúde. O terceiroaspecto pesquisado foi o conhecimento do aluno de 5ª série do ensino fundamental sobre as serpentes e procedimentos de primeiros socorros. O que o aluno sabe do tema nesta série foi levantado. As discussões giram em torno das descrições dosalunos e suas relações com o livro didático, o senso comum e o imaginário dacriança. A discussão final envolveu as implicações decorrentes do tema em relação ao livro didático, à história da ciência e às implicações para o ensino de forma geral
- Imprenta:
- Data da defesa: 23.04.1999
-
ABNT
GIOPPO, Christiane. O ovo da serpente: uma análise do conteúdo de ofidismo nos livros de ciências do ensino fundamental. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Gioppo, C. (1999). O ovo da serpente: uma análise do conteúdo de ofidismo nos livros de ciências do ensino fundamental (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Gioppo C. O ovo da serpente: uma análise do conteúdo de ofidismo nos livros de ciências do ensino fundamental. 1999 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
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