De como ensinar o aluno a obedecer (um estudo dos discursos sobre a disciplina escolar entre 1944 a 1965) (1999)
- Autores:
- Autor USP: LIMA, ANA LAURA GODINHO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assunto: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Quais foram os valores morais e as estratégias disciplinares que regularam a conduta docente e discente nas escolas públicas primárias do estado de São Paulo entre 1944 e 1965? Mediante a descrição dos discursos veiculados em três periódicoseducacionais da época, esta investigação procura contribuir para a compreensão da maneira pela qual integrantes prestigiados do magistério explicavam o problema da indisciplina nas escolas públicas primárias. Pretende ainda examinar asrecomendações para a conquista e a manutenção da disciplina, presentes nos discursos das revistas e em manuais de Didática utilizados nos cursos normais. Além das revistas sobre ensino e dos manuais de Didática, o presente estudo toma documentoscontendo a legislação sobre a disciplina em vigor no período considerado como fonte para o estudo do tema proposto. Foi preciso ainda buscar compreender os processos em curso na história da educação no Brasil na época, de modo a conhecer aconjuntura em que as estratégias disciplinares identificadas pelo estudo foram concebidas e adotadas. O trabalho está dividido em três partes. A Primeira Parte procura mostrar como se desenvolveu a pesquisa e é composta pela "Introdução", emquesão descritos os objetivos do trabalho e pela apresentação das fontes consultadas. A Segunda Parte apresenta as considerações mais gerais sobre a história da disciplina escolar, a história do Brasil e a situação dos debates educacionais nopaís durante operíodo delimitado; a Terceira Parte é dedicada à análise do tema da disciplina nas escolas públicas paulistas a partir do exame das fontes e é constituída por quatro capítulos : Caapítulo I "A Dimensão Física da Disciplina"; II"A Dimensão Moral da Disciplina"; III "Os Exames"; Capítulo IV "Considerações Finais"
- Imprenta:
- Data da defesa: 28.10.1999
-
ABNT
LIMA, Ana Laura Godinho. De como ensinar o aluno a obedecer (um estudo dos discursos sobre a disciplina escolar entre 1944 a 1965). 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Lima, A. L. G. (1999). De como ensinar o aluno a obedecer (um estudo dos discursos sobre a disciplina escolar entre 1944 a 1965) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Lima ALG. De como ensinar o aluno a obedecer (um estudo dos discursos sobre a disciplina escolar entre 1944 a 1965). 1999 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Lima ALG. De como ensinar o aluno a obedecer (um estudo dos discursos sobre a disciplina escolar entre 1944 a 1965). 1999 ;[citado 2024 abr. 18 ] - O ambiente escolar em transformação
- Testes ABC: proposta de governo de uma população problemática
- O governo da relação mãe-bebê: descrições do recém-nascido nos manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968
- A maternidade entre a natureza e a ciência: um estudo histórico de manuais de puericultura
- Recomendações médicas para a educação da criança-problema: um estudo de manuais de higiene mental, 1939-1947
- Sobre o que versa a vida na escola?: Considerações sobre as experiências culturais a partir de Winnicott
- Retratos da escola pública em crise
- Novidade e continuidade na escola
- O evolucionismo na psicologia educacional: uma análise historiográfica
- Modernas escolas na cidade de São Paulo: marcos históricos na paisagem urbana : Ramos de Azevedo e Hélio Duarte
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas