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Aplicação do modelo de equivalência com procedimento de resposta construída com pais de crianças com dificuldades escolares (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUZA, SILVIA REGINA DE - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSC
  • Assuntos: PSICOLOGIA CLÍNICA; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; DISCRIMINAÇÃO; ESTIMULAÇÃO; HABILIDADES PARA ESCRITA; HABILIDADES PARA LEITURA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho é composto de dois estudos. No primeiro o procedimento de CRMTS foi utilizado com o objetivo de investigar o desenvolvimento de leitura e escrita através do treinamento de uma discriminação condicional visual-visual (AB) e outra audio-visual (DB). Pretendeu, também, contrastar o uso de procedimentos de ensino envolvendo a soletração de sílabas versus a soletração de palavras familiares para os sujeitos. Dez crianças normais com idades variando entre 3 e 5 anos, divididas em dois grupos, participaram do estudo. Para o primeiro grupo, sílabas foram utilizadas como estímulos experimentais e, para o segundo, palavras. Todas as crianças aprenderam as relações treinadas e apresentaram a emergência das relações testadas. Os resultados obtidos confirmam a efetividade do procedimento de CRMTS para o ensino de leitura e escrita e sugerem que melhores desempenhos em leitura podem ser adqüiridos pelas crianças se elas forem capazes de emparelhar as palavras faladas com as figuras correspondentes. Em função dos resultados obtidos no Estudo 1, o Estudo 2 teve por objetivos: a) verificar se pais de crianças consideradas de risco de fracasso escolar aprenderiam a utilizar esse procedimento para ensinar habilidades de leitura e escrita para seus filhos; e, investigar se o trabalho desenvolvido pelos pais junto às crianças contribuiria para a melhora no desempenho acadêmico das mesmas. Cinco duplas de mães e filhas participaram do estudo. O desempenho das criançasfoi avaliado através de entrevistas com pais e professoras, CBCL e TRF, e análise do caderno (produção de textos) e desempenho ao longo das sessões experimentais. Após selecionados os conteúdos que seriam trabalhados com cada criança, os pais aprenderam a utilizar o procedimento de CRMTS, como descrito no estudo anterior, com o objetivo de ensinar habilidades de leitura e escrita para seus filhos. Neste estudo, entretanto, foram utilizadas como ) estímulos experimentais apenas palavras. Resultados obtidos mostram que todas as crianças apresentaram a emergência das relações DA e AE, bem como a escrita manuscrita correta das palavras ensinadas sugerindo que as mães desenvolveram adequadamente o trabalho com seus filhos. A análise dos cadernos mostra que o número de palavras corretamente escritas, especialmente as palavras que apresentam as dificuldades da língua e que foram ensinadas, aumentou após intervenção para quatro dos cinco sujeitos. Melhora no desempenho dos pais em escrita manuscrita também foi observada através da comparação entre pré e pós-teste. Resultados obtidos através do CBCL e TRF sugerem, outrossim, que um trabalho no âmbito acadêmico pode levar a mudanças comportamentais positivas. Esses resultados mostram, novamente, a efetividade do procedimento de CRMTS e sugerem que pais podem utilizar este procedimento para ensinar habilidade de escrita e leitura para seus filhos aumentando com isso a interação entre casa e escola.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.11.2000

  • Como citar
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    • ABNT

      SOUZA, Silvia Regina de. Aplicação do modelo de equivalência com procedimento de resposta construída com pais de crianças com dificuldades escolares. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Souza, S. R. de. (2000). Aplicação do modelo de equivalência com procedimento de resposta construída com pais de crianças com dificuldades escolares (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Souza SR de. Aplicação do modelo de equivalência com procedimento de resposta construída com pais de crianças com dificuldades escolares. 2000 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Souza SR de. Aplicação do modelo de equivalência com procedimento de resposta construída com pais de crianças com dificuldades escolares. 2000 ;[citado 2024 abr. 26 ]

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