Exportar registro bibliográfico

Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: HERNANDEZ, MARIA INÊS DE OLIVEIRA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; PODER; ANÁLISE DO DISCURSO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa tem como enfoque o estudo da relação de poder na aula de inglês como língua estrangeira por meio de uma análise discursiva da fala dos sujeitos neste contexto. A hipótese defendida é a de que, embora o professor se posicione no controle, há resistências ao seu poder. Assim, interessa-nos observar a forma como o professor exerce seu poder, como os alunos resistem e como o professor reage perante às resistências. O objetivo central deste estudo é problematizar a noção de aula como encontro harmonioso e apolítico, sendo que acreditamos que a aula seja um encontro social de caráter conflituoso, em que as práticas não são neutras, mas sim imbricadas em relações de poder. Para viabilizar esta pesquisa, dois professores e seus alunos foram observados e suas aulas foram gravadas em áudio e transcritas. Além disso, um dos professores concedeu uma entrevista e os alunos responderam a um questionário acerca de suas crenças sobre o ensino e a aprendizagem e sobre os papéis do professor e do aluno. Partindo do conceito de sujeito e linguagem na perspectiva discursiva, elaboramos uma categoria de análise baseada nos posicionamentos subjetivos do professor ao exercitar seu poder de domínio. Com isso, pudemos averiguar a natureza da dinâmica do poder presente na sala de aula, a forma como o previsível e o imprevisível se manifestaram nas falas e práticas dos sujeitos e os efeitos quanto ao ensino e à aprendizagem na aula de língua estrangeira. Enfocamos, por fim, osmomentos de resistência ao poder do professor, em que analisamos a constituição dos sujeitos, a natureza das resistências dos alunos e as reações dos professores
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.03.2001

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      HERNANDEZ, Maria Inês de Oliveira. Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Hernandez, M. I. de O. (2001). Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Hernandez MI de O. Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno. 2001 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Hernandez MI de O. Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno. 2001 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024