Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno (2001)
- Autores:
- Autor USP: HERNANDEZ, MARIA INÊS DE OLIVEIRA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLM
- Assuntos: LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; PODER; ANÁLISE DO DISCURSO
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa tem como enfoque o estudo da relação de poder na aula de inglês como língua estrangeira por meio de uma análise discursiva da fala dos sujeitos neste contexto. A hipótese defendida é a de que, embora o professor se posicione no controle, há resistências ao seu poder. Assim, interessa-nos observar a forma como o professor exerce seu poder, como os alunos resistem e como o professor reage perante às resistências. O objetivo central deste estudo é problematizar a noção de aula como encontro harmonioso e apolítico, sendo que acreditamos que a aula seja um encontro social de caráter conflituoso, em que as práticas não são neutras, mas sim imbricadas em relações de poder. Para viabilizar esta pesquisa, dois professores e seus alunos foram observados e suas aulas foram gravadas em áudio e transcritas. Além disso, um dos professores concedeu uma entrevista e os alunos responderam a um questionário acerca de suas crenças sobre o ensino e a aprendizagem e sobre os papéis do professor e do aluno. Partindo do conceito de sujeito e linguagem na perspectiva discursiva, elaboramos uma categoria de análise baseada nos posicionamentos subjetivos do professor ao exercitar seu poder de domínio. Com isso, pudemos averiguar a natureza da dinâmica do poder presente na sala de aula, a forma como o previsível e o imprevisível se manifestaram nas falas e práticas dos sujeitos e os efeitos quanto ao ensino e à aprendizagem na aula de língua estrangeira. Enfocamos, por fim, osmomentos de resistência ao poder do professor, em que analisamos a constituição dos sujeitos, a natureza das resistências dos alunos e as reações dos professores
- Imprenta:
- Data da defesa: 27.03.2001
-
ABNT
HERNANDEZ, Maria Inês de Oliveira. Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Hernandez, M. I. de O. (2001). Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Hernandez MI de O. Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno. 2001 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Hernandez MI de O. Poder e resistência na aula de inglês como língua estrangeira: uma análise discursiva da interação professor/aluno. 2001 ;[citado 2024 abr. 23 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas