A Auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem (2000)
- Autores:
- Autores USP: LOUREIRO, SONIA REGINA - FMRP ; LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS - FMRP ; MARTURANO, EDNA MARIA - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s0102-79722000000300002
- Assuntos: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; CRIANCA (SOCIOLOGIA); APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA); COMPORTAMENTO
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo da pesquisa é avaliar as relações entre o desempenho acadêmico, o senso de auto-eficácia a os aspectos comportamentais, em 52 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de oito anos a onze anos e onze meses, alunos de primeira a quarta série, com nível intelectual pelo menos médio inferior, divididas em: Gl-26 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, encaminhadas a um Ambulatório de Psicologia vinculado a um Hospital Escola; a G2-26 crianças com bom desempenho acadêmico avaliado por teste de Desempenho Escolar. Os instrumentos utilizados foram: Roteiro de Avaliação de Auto-eficácia e Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter, além do teste de desempenho escolar. Observou-se que as crianças do G1 apresentaram uma avaliação significativamente mais baixa quanto ao senso de auto-eficácia e seus pais caracterizaram -nas com mais dificuldades comportamentais, comparativamente ao G2. O desempenho acadêmico mostrou-se relacionado ao senso de auto-eficácia e a indicadores de dificuldade comportamentais
- Imprenta:
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2000
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia : Reflexão e Crítica
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 13, n. 3, p. 327-336, 2000
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
MEDEIROS, Paula Cristina et al. A Auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia : Reflexão e Crítica, v. 13, n. 3, p. 327-336, 2000Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-79722000000300002. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Medeiros, P. C., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Marturano, E. M. (2000). A Auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia : Reflexão e Crítica, 13( 3), 327-336. doi:10.1590/s0102-79722000000300002 -
NLM
Medeiros PC, Loureiro SR, Linhares MBM, Marturano EM. A Auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem [Internet]. Psicologia : Reflexão e Crítica. 2000 ; 13( 3): 327-336.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-79722000000300002 -
Vancouver
Medeiros PC, Loureiro SR, Linhares MBM, Marturano EM. A Auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem [Internet]. Psicologia : Reflexão e Crítica. 2000 ; 13( 3): 327-336.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-79722000000300002 - Criancas com queixa de dificuldade escolar: avaliacao psicologica atraves de tecnico grafico
- Criancas com dificuldades na aprendizagem escolar: caracteristicas de comportamento conforme avaliacao de pais e professores
- Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento do escolar
- Crianças com dificuldades escolares atendidas em programa de suporte psicopedagógico na escola: avaliação do autoconceito
- Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento
- Crianca com queixa de dificuldade escolar: comportamentos frente a instrucao e materiais relacionados a atividade academica
- Indicadores de potencial de aprendizagem obtidos através da avaliação assistida
- O senso de auto-eficácia e o comportamento orientado para aprendizagem em crianças com queixa de dificuldade de aprenizagem
- O autoconceito e o senso de auto-eficácia-vulnerabilidade e proteção ao desenvolvimento
- Indicadores de potencial de aprendizagem obtidos através da avaliação assistida
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0102-79722000000300002 (Fonte: oaDOI API)
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