Uma leitura possível: um estudo sobre a formação do leitor no ensino médio (2001)
- Autores:
- Autor USP: EITERER, CARMEM LUCIA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: LEITURA; EDUCAÇÃO; ENSINO MÉDIO
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho propõe-se como um exercício no campo da Sociologia da Leitura. Ensaia uma investigação sobre a configuração de uma prática sóciocultural, a leitura, no "locus" específico do Ensino Médio. Delimita os esforços que se dispendem neste nível de ensino para a formação do educando com vistas à construção do leitor. A análise efetua-se em três momentos distintos que se complementam: leitura dos textos oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais; contribuições da Sociologia da Leitura, através de pesquisas francesas, que permitem alargar a reflexão sobre o papel da escola no projeto de formar leitores e, através de uma experiência didática, verificam-se as possibilidades da leitura no ensino médio, criando redes conceituais, tecendo relações que permitam vislumbrar uma interdisciplinaridade autêntica, com superação das fragmentações curriculares. Conclui-se que a compreensão da leitura como bem cultural nas suas múltiplas variantes e ascessível a todo aquele que a desejar, promovida para além da leitura de caráter patrimonial, autorizada e reivindicada pela escola, é uma tarefa a ser construída no ensino médio no Brasil
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.06.2001
-
ABNT
EITERER, Carmem Lucia. Uma leitura possível: um estudo sobre a formação do leitor no ensino médio. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Eiterer, C. L. (2001). Uma leitura possível: um estudo sobre a formação do leitor no ensino médio (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Eiterer CL. Uma leitura possível: um estudo sobre a formação do leitor no ensino médio. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Eiterer CL. Uma leitura possível: um estudo sobre a formação do leitor no ensino médio. 2001 ;[citado 2024 abr. 19 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas