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Um olhar sobre o desenvolvimento emocional de uma criança que apresenta uma deficiência intelectual: a contribuição dos pais (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: BALIEIRO, MARIANA DE FIGUEIREDO - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSC
  • Assuntos: RELAÇÕES PAIS-CRIANÇA; DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL; CRIANÇAS; PAIS; LUDOTERAPIA; DEFICIENTE MENTAL; COMPREENSÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esse estudo procura fornecer uma compreensão acerca do desenvolvimento emocional de uma criança que apresenta uma deficiência intelectual, considerando a contribuição dos seus pais reais e simbólicos nesse processo. Desse modo, foram sujeitos participantes da pesquisa a criança de 12 anos de idade do sexo feminino e seus respectivos pais. Para atingir o objetivo central mencionado, optou-se por um método qualitativo de análise com base na abordagem clínica de orientação winnicottiana, configurado por um delineamento de estudo de caso feito através dos atendimentos ludoterápicos de orientação psicanalítica realizados com a criança paralelamente aos atendimentos de Orientação realizados com os pais da mesma. Através dos atendimentos com a criança analisou-se a sua evolução no decorrer do seu processo psicoterápico, atentando principalmente para como ela enxergava a deficiência que apresenta quando iniciou os atendimentos e se a sua visão a respeito da sua condição sofreu alterações no decorrer da ludoterapia. Analisou-se também de que maneira a criança é influenciada pelo "olhar" de seus pais. Através dos atendimentos de Orientação realizados com os pais foram analisadas as representações que os mesmos fazem sobre a falia e a deficiência que ela apresenta e se essas representações sofreram alterações no decorrer dos atendimentos. Concluiu-se que o desenvolvimento emocional dessa criança sofre influências do "olhar" que os pais tem a respeito dela e dadeficiência que ela apresenta: No decorrer dos atendimentos ludoterápicos a criança foi evoluindo conforme foi sentindo que seus pais podiam tolerar e compreender as suas mudanças. Verificou-se também, que o processo psicoterápico proporcionou ganhos importantes ao desenvolvimento emocional da criança fornecendo à mesma uma visão mais clara a respeito da sua condição e das limitações decorrentes da deficiência. Desse modo, a Ludoterapia contribuiu para uma mudança ) na maneira da criança enxergar a condição que apresenta, já que no decorrer dos atendimentos a criança foi se desvencilhando cada vez mais das fantasias e projeções que fazia a respeito. Em relação aos fatos clínicos obtidos através do trabalho de Orientação de Pais, não foi possível afirmar que houve uma mudança nas representações no decorrer da Orientação: As representações dos pais são construções subjetivas que estão bem arraigadas por acabarem mantendo um padrão de dinâmica familiar. Apesar de não terem ocorrido alterações nas representações, o trabalho de orientação proporcionou aos pais que os mesmos pudessem ter um olhar mais preciso a respeito da criança e da condição que ela apresenta. Assim sendo, a Orientação também favoreceu uma mudança dos pais na maneira de se relacionarem com a filha; isso significando inclusive que em alo,,uns momentos eles já conseguem enxergar a criança além de suas dificuldades e limitações
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.05.2001

  • Como citar
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    • ABNT

      BALIEIRO, Mariana de Figueiredo. Um olhar sobre o desenvolvimento emocional de uma criança que apresenta uma deficiência intelectual: a contribuição dos pais. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Balieiro, M. de F. (2001). Um olhar sobre o desenvolvimento emocional de uma criança que apresenta uma deficiência intelectual: a contribuição dos pais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Balieiro M de F. Um olhar sobre o desenvolvimento emocional de uma criança que apresenta uma deficiência intelectual: a contribuição dos pais. 2001 ;[citado 2024 abr. 25 ]
    • Vancouver

      Balieiro M de F. Um olhar sobre o desenvolvimento emocional de uma criança que apresenta uma deficiência intelectual: a contribuição dos pais. 2001 ;[citado 2024 abr. 25 ]

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