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SARESP e ensino de história: algumas questões (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: KAWAUCHI, MARY - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assuntos: HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO); AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - vem sendo aplicado na rede estadual de São Paulo, desde 1997, e tem como objetivos , dentre outros o levantamento de dados sobre as Escolas Estaduais e a promoção do repensar da prática pedagógica, com vistas à melhoria da qualidade de ensino. O presente trabalho tem como finalidade discutir algumas das possíveis implicações de uma avaliação externa,como o SARESP, especialmente, no ensino de história, sob o ponto de vista de professores dessa disciplina do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual. Esta dissertação contém uma descrição sucinta desse instrumento avaliativo, dos objetivos às formas de realização e uma breve discussão sobre a trajetória do ensino de História nas últimas décadas, ressaltando suas especificidades em relação a não obrigatoriedade de conteúdos. Para compreender como o SARESP foi entendido por profissionais dessa área, foram realizadas entrevistas com catorze professores da rede estadual, que expuseram as maneiras pelas quais entenderam a proposta do SARESP e se consideraram, ou não, seus pressupostos e resultados na prática cotidiana dos mesmos. A opção por entrevistar professores da rede estadual foi feita em razão de procurar analisar em que medida as intenções de promoção do repensar da prática pedagógica - um dos objetivos do SARESP - foram consideradas por esses profissionais; a composição do grupo de entrevistados limitou-se a professores de História, pelofato de o presente trabalho discutir algumas questões específicas dessa área do conhecimento. O tratamento dado às entrevistas teve como referência os pressupostos da pesquisa qualitativa, cujo encaminhamento também está escrito neste texto. As opiniões expressas pelos professores entrevistados foram sintetizadas e relacionadas às análises trazidas pela bibliografia consultada. Ao final, este trabalho procurou pontuar alguns indícios que ) demonstram que o SARESP não é uma iniciativa isolada da rede estadual de São Paulo, estando inserida em um contexto mais amplo, de caráter internacional, em que a avaliação vem assumindo papel importante frente às questões das políticas públicas para a qualidade no ensino
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.09.2001

  • Como citar
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    • ABNT

      KAWAUCHI, Mary. SARESP e ensino de história: algumas questões. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Kawauchi, M. (2001). SARESP e ensino de história: algumas questões (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Kawauchi M. SARESP e ensino de história: algumas questões. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Kawauchi M. SARESP e ensino de história: algumas questões. 2001 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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