Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escola (2001)
- Autor:
- Autor USP: FRELLER, CINTIA COPIT - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v6i11p33-46
- Assuntos: MORAL; ÉTICA; PSICOLOGIA ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: O educador contribui para a formação do senso moral do aluno não tanto pelo que transmite oralmente, mas por meio de sua prática cotidiana e de seu estilo. Nesta pesquisa, analisamos as repercussões que certas práticas escolares têm sobre o desenvolvimento moral, focando uma moralidade específica de indisciplina: os furtos. Depois, apresentamos um caso de compreensão e enfrentamento de furtos, que favorece o desenvolvimento moral e a inclusão escolar dos alunos envolvidos, bem como propicia o amadurecimento do resto da turma. Partimos da psicanálise de Winnicott, que estuda o inserido na cultura, propõe o espaço potencial, entre o mundo externo e o interno, como campo de pesquisa e intervenção
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 6, n. 11, p. 33-46, 2001
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
FRELLER, Cintia Copit. Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escola. Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas, v. 6, n. 11, p. 33-46, 2001Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p33-46. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Freller, C. C. (2001). Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escola. Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas, 6( 11), 33-46. doi:10.11606/issn.1981-1624.v6i11p33-46 -
NLM
Freller CC. Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escola [Internet]. Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas. 2001 ; 6( 11): 33-46.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p33-46 -
Vancouver
Freller CC. Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escola [Internet]. Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas. 2001 ; 6( 11): 33-46.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p33-46 - Crianças portadoras de queixa escolar: reflexões sobre o atendimento psicológico
- Alguns conceitos de Winnicott na compreensão de crianças repetentes de escolas públicas
- Histórias de indisciplina escolar e a atuação do psicólogo
- Histórias de indisciplina escolar e a atuação do psicólogo
- Crianca com dificuldades escolares: uma proposta de intervencao
- Grupo de crianças com queixa escolar: um estudo de caso
- Peregrinos da criatividade: histórias de indisciplina e a atuação do psicólogo
- Crianças repetentes na escola pública: uma análise baseada em Winnicott
- Indisciplina escolar: mais um desafio para o pediatra
- Crianças portadoras de queixa escolar: uma análise baseada em Winnicott
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v6i11p33-46 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas