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O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: CAPUCHINHO, ADRIANA CARVALHO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLA
  • Assunto: MÚSICA RELIGIOSA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo um recorte particular no panorama da música: trata-se daquelas modalidades musicais associadas ao conjunto de crenças, práticas, terapias e rituais agrupadas sob a denominação de místicas, "esotéricas", "holísticas", e que incluem, entre outros, os estilos conhecidos como "world music" e "new age music". O ato de ouvir música possui um caráter específico no universo neo-esotérico, pois, utilizando todas as facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias de produção, gravação e distribuição de música, pretende recuperar a contemplação e também a participação do ouvinte na música com o intuito de resgatar seus supostos princípios de organização do mundo natural e social, e especialmente seu poder curativo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.04.2002

  • Como citar
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    • ABNT

      CAPUCHINHO, Adriana Carvalho. O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Capuchinho, A. C. (2002). O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Capuchinho AC. O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo. 2002 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Capuchinho AC. O corpo sonoro: um estudo antropológico dos discursos e do uso de música nas práticas neo-esotéricas na cidade de São Paulo. 2002 ;[citado 2024 abr. 16 ]

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