Trabalho de reeducação quanto à comunicação oral de crianças com alterações sensório-motoras de origem sindrômica (0 a 3 anos): enfoque na orientação às mães (2002)
- Autores:
- Autor USP: ANDRADE, ROSANGELA VIANA - FM
- Unidade: FM
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: EDUCAÇÃO ESPECIAL; RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA; SÍNDROME DE DOWN
- Idioma: Português
- Resumo: A importância da interação mãe-criança tem sido objeto de estudo de diversos autores, os quais relatam que a mãe é a mediadora entre a criança e o seu meio. Tratando-se de uma criança com alterações sensório-motoras de origem sindrômica, a interação mãe-criança poderá estar alterada de acordo com o processo de aceitação desta criança na família, inicialmente; e a seguir, pelo desconhecimento do potencial da criança a ser desenvolvido. Baseando-se nestes conceitos, o estudo teve por objetivo a avaliação qualitativa do desenvolvimento de crianças com alterações sensório-motoras de origem sindrômica de zero a três anos através do trabalho de reeducação quanto à comunicação oral dessas crianças, durante o período de orientação fonoaudiológica às mães. Para tanto, foram envolvidas cinco crianças, sendo que duas apresentavam a Síndrome de Down, duas com Síndrome de Cornélia De Lange e uma com Seqüência de Pierre Robin; cujas idades variaram entre 5 e 26 meses durante o período de estudo (início e término), o qual foi realizado em três semestres consecutivos. Os resultados mostraram que a evolução do desenvolvimento das crianças com alterações sensório-motoras de origem sindrômica estava relacionada diretamente com a qualidade da interação mãe-criança. Por outro lado, a efetividade desta interação esteve ligada a dois fatores importantes: à compreensão da mãe em relação às dificuldades reais da criança e o seu potencial a ser trabalhado e desenvolvido, duranteo seu processo de desenvolvimento; e, à compreensão dos objetivos do trabalho fonoaudiológico realizado com a criança
- Imprenta:
- Data da defesa: 12.04.2002
-
ABNT
ANDRADE, Rosangela Viana. Trabalho de reeducação quanto à comunicação oral de crianças com alterações sensório-motoras de origem sindrômica (0 a 3 anos): enfoque na orientação às mães. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Andrade, R. V. (2002). Trabalho de reeducação quanto à comunicação oral de crianças com alterações sensório-motoras de origem sindrômica (0 a 3 anos): enfoque na orientação às mães (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Andrade RV. Trabalho de reeducação quanto à comunicação oral de crianças com alterações sensório-motoras de origem sindrômica (0 a 3 anos): enfoque na orientação às mães. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Andrade RV. Trabalho de reeducação quanto à comunicação oral de crianças com alterações sensório-motoras de origem sindrômica (0 a 3 anos): enfoque na orientação às mães. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ] - A emergência da expressão comunicativa na criança com síndrome de Down
- As noções de classificação e seriação na criança com síndrome de Down
- Utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes
- Síndrome da serpentina: relato de caso
- Cell organisation, sulphur metabolism and ion transport-related genes are differentially expressed in Paracoccidioides brasiliensis mycelium and yeast cells
- Perfil epidemiológico dos distúrbios da comunicação humana atendidos em um ambulatório de atenção primária à saúde
- Letramento escolar de estudantes de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental de escola pública
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas