Leitura do mundo no contexto da planetarização: por uma pedagogia da sustentabilidade (2002)
- Autores:
- Autor USP: ANTUNES, ÂNGELA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDA
- Assuntos: MÉTODO PAULO FREIRE; PRÁTICA DE ENSINO
- Idioma: Português
- Resumo: Esta tese nasceu de uma preocupação existencial e padagógica. Ela mostra inicialmente a distinção entre "globalização capitalista" e "planetarização", a "outra globalização". Apresenta a planetarização como um processo novo dentro da globalização. Fazendo uso dos mesmos instrumentos técnicos (novas tecnologias da informação e comunicação) que permitiram a globalização capitalista, está surgindo a planetarização, a articulação transnacional entre sociedade civil e Estado, visando à construção de um planeta ecologicamente sustentável, socialmente justo e solidário. Em seguida, analisa o conceito de Leitura do Mundo em Paulo Freire e seu significado em relação a sua teoria do conhecimento e ao seu "Método". Na seqüência, mostra a "aplicação" prática da Leitura do Mundo em dois sistemas de ensino. Aborda a importância da Leitura do Mundo no contexto da planetarização e na construção do projeto político-pedagógico da escola, apresentando um exemplo prático de Leitura de Mundo, com referencial teórico, etapas e instrumentos necessários para a sua execução. Finalizando, mostra que o processo de planetarização supõe uma pedagogia que leve em conta a sustentabilidade e a formação para realização do sonho da cidadania planetária. A Terra posta em relação, densificando os contatos em escala mundial, cria novas possibilidades de homens e mulheres ressignificarem o mundo e a si mesmos. A Leitura do Mundo continua válida como estratégia pedagógica de uma educaçãolibertadora na qual ler o mundo é condição necessária para a sua transformação. Conclui com a apresentação de alguns princípios e desafios de uma pedagogia da sustentabilidade que forme para o sonho da cidadania planetária
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.04.2002
-
ABNT
ANTUNES, Ângela. Leitura do mundo no contexto da planetarização: por uma pedagogia da sustentabilidade. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Antunes, Â. (2002). Leitura do mundo no contexto da planetarização: por uma pedagogia da sustentabilidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Antunes Â. Leitura do mundo no contexto da planetarização: por uma pedagogia da sustentabilidade. 2002 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Antunes Â. Leitura do mundo no contexto da planetarização: por uma pedagogia da sustentabilidade. 2002 ;[citado 2024 abr. 18 ] - Avaliação das alterações transversais mandibulares em paciente tratado com expansão da região média da sínfese por meio da distração osteogênica
- Estudo de mecanismos de propagação de discordâncias em intermetálicos ordenados ´NI IND.3 AL´ pelo método de atrito interno
- Disciplinas escolares: história e pesquisa
- Avaliação de fundos de investimentos utilizando o intervalo de confiança do indice de Treynor
- Fundamentos das técnicas básicas da cirurgia
- A disfunção esofágica não é o único fator envolvido no refluxo gastroesofágico na doença mista do tecido conectivo
- Sovereign debt with adverse selection: a quantitative approach
- Não esqueçam o que eu escrevi. [Entrevista]
- Liberdade de estabelecimento
- As 1001 faces do garoto Bom Bril: um estudo da produção/recepção do discurso publicitário veiculado na mídia impressa
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas