Exportar registro bibliográfico

Representações cartográficas e leitura do espaço geográfico: um ensaio didático de geografia no ensino médio (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: MORONE, ROSEMEIRE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assuntos: GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO); CARTOGRAFIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica no ensino escolar de Geografia, focalizando as dificuldades enfrentadas pelo professor iniciante na transposição didática do saber universitário para o saber ensinado e na escolha das metodologias a serem utilizadas em sala de aula. Procuramos uma metodologia que auxiliasse nossos jovens a sistematizar e compreender o grande volume de informações a que temos acesso hoje e correlacioná-las a sua própria realidade. Optamos por testar a proposta de SIMIELLI (1996), para o ensino de Geografia e Cartografia, através de um teste elaborado para ser aplicado em escolas de ensino médio. Inserimos as representações cartográficas em sala de aula, com o propósito de capacitar os educandos a: compreender a utilização de dados estatísticos na elaboração de mapas e, a partir dessa compreensão, ter uma leitura mais crítica das representações cartográficas; utilizar representações cartográficas através da análise, correlação e síntese, para uma melhor compreensão do mundo e discutir a subjetividade dos mapas temáticos e da linguagem cartográfica, a partir do mapa síntese. Acreditamos que, assim, nosso encaminhamento valorizou o conhecimento prévio do aluno e buscou a autonomia dos educandos, proporcionando-lhes um aprendizado contínuo. Embora essa não fosse nossa preocupação a priori, esta pesquisa pode ser considerada como uma tentativa de desenvolver as competências e habilidades que têm sidoamplamente discutidas no ensino atualmente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.05.2002

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MORONE, Rosemeire. Representações cartográficas e leitura do espaço geográfico: um ensaio didático de geografia no ensino médio. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Morone, R. (2002). Representações cartográficas e leitura do espaço geográfico: um ensaio didático de geografia no ensino médio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Morone R. Representações cartográficas e leitura do espaço geográfico: um ensaio didático de geografia no ensino médio. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Morone R. Representações cartográficas e leitura do espaço geográfico: um ensaio didático de geografia no ensino médio. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024