Avaliação de desempenho oral: uma reflexão sobre a oralidade e sobre o valor do erro no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira (2002)
- Autores:
- Autor USP: MENDOZA, MARIA ANGELICA COSTA LACERDA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLL
- Assuntos: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (AVALIAÇÃO;ANÁLISE); ORALIDADE; LÍNGUA ESPANHOLA (ESTUDO E ENSINO)
- Idioma: Português
- Resumo: A partir de uma experiência que consistiu numa atividade prática de avaliação oral de espanhol como língua estrangeira realizada com um grupo de estudantes brasileiros, que foi gravada em uma fita de vídeo e posteriormente submetida ao julgamento de diferentes professores, este trabalho analisa e discute os procedimentos comumente observados na prática avaliatória no ensino de línguas, à luz das teorias da linguagem e de sua aquisição, das teorias sobre a oralidade e áreas afins. O resultado da análise de dados mostra que, de modo geral, ainda se avalia a oralidade pelos critérios da língua escrita, e que o erro formal ainda é o foco principal das avaliações, evidenciando que pouco foi incorporado das contribuições trazidas pelos estudos lingüísticos
- Imprenta:
- Data da defesa: 01.07.2002
-
ABNT
MENDOZA, Maria Angélica Costa Lacerda. Avaliação de desempenho oral: uma reflexão sobre a oralidade e sobre o valor do erro no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Mendoza, M. A. C. L. (2002). Avaliação de desempenho oral: uma reflexão sobre a oralidade e sobre o valor do erro no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Mendoza MACL. Avaliação de desempenho oral: uma reflexão sobre a oralidade e sobre o valor do erro no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Mendoza MACL. Avaliação de desempenho oral: uma reflexão sobre a oralidade e sobre o valor do erro no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas