A Revista Veja na campanha eleitoral de 1989: anúncios publicitários como extensão de textos jornalísticos (2002)
- Autores:
- Autor USP: SÁ, ROBERTO BOAVENTURA DA SILVA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CJE
- Assuntos: JORNALISMO; POLÍTICA; CAMPANHA ELEITORAL; PROPAGANDA POLÍTICA; REVISTAS
- Idioma: Português
- Resumo: Procuramos analisar, nesta pesquisa, alguns tópicos da campanha política da primeira eleição direta à presidência da República Federativa do Brasil pós-golpe militar de 1964; mais especificamente, como os anúncios publicitários se apropriaram de temas e discursos de pautas jornalísticas, inseridos na revista Veja, fazendo, conseqüentemente um desdobramento de pauta. Como delimitação cronológica, o cenário político da pesquisa teve início a partir do resultado das eleições a governadores e deputados constituintes, em novembro de 1986, até a realização do segundo turno das eleições presidenciais, ocorrido na segunda quinzena de dezembro de 1989: momento político em que as elites utilizaram-se de todos os meios de que dispunham para impor a continuação de seu domínio. O projeto da classe dominante foi encabeçado por Collor de Mello do PRN contra o projeto, de característica mais popular, elaborado pelo PT, representado por Luís Ignácio Lula da Silva. Para as análises dos discursos publicitários e jornalísticos, servimo-nos de um quadro teórico que passa pela Análise do Discurso, pela Semiótica da Narrativa e Discursiva, Semiologia e Estilística, com ênfase nas figuras de retóricas clássicas.) Assim, na esteira de Bakhtin, Greimas, Barthes e Jacques Durand, outros pesquisadores estabeleceram conosco um indispensável diálogo. Em termos estruturais, a pesquisa encontra-se dividida em quatro capítulos. No primeiro, verificamos quais as pautas jornalísticas eos temas que foram mais explorados por Veja naquele período. Em seguida, como se deu o processo de construção e destruição dos principais candidatos daquelas eleições através do jornalismo do veículo. No capítulo III, analisamos anúncios publicitários que se utilizaram, para o processo de criação, dos temas e das pautas vistas nas etapas anteriores. No último capítulo, procuramos mostrar estratégias publicitárias que ajudaram na aceitação, pela maioria, do produto político chamado Collor e do descarte Lula
- Imprenta:
- Data da defesa: 08.05.2002
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ABNT
SÁ, Roberto Boaventura da Silva. A Revista Veja na campanha eleitoral de 1989: anúncios publicitários como extensão de textos jornalísticos. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Sá, R. B. da S. (2002). A Revista Veja na campanha eleitoral de 1989: anúncios publicitários como extensão de textos jornalísticos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Sá RB da S. A Revista Veja na campanha eleitoral de 1989: anúncios publicitários como extensão de textos jornalísticos. 2002 ;[citado 2024 abr. 25 ] -
Vancouver
Sá RB da S. A Revista Veja na campanha eleitoral de 1989: anúncios publicitários como extensão de textos jornalísticos. 2002 ;[citado 2024 abr. 25 ]
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