Grêmio estudantil: um disparador de subjetividades coletivas emancipatórias (2002)
- Autores:
- Autor USP: FERREIRA, SUELI CAMARGO - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: GRÊMIO ESTUDANTIL; ADOLESCENTES; SUBJETIVIDADE
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho procurou investigar a participação dos alunos dos ensinos fundamental e médio no grêmio estudantil. Os projetos que são desenvolvidos em grupo poderão acionar o funcionamento de um novo modo na produção de subjetividades na adolescência. Assim, o grupo estaria mirando práticas individualizantes, que se traduzem por subjetividades conformadas, e atuando no engendramento de uma nova subjetividade: a subjetividade coletiva emancipatória. Uma subjetividade manifestada por um novo modo de ser e de se relacionar com a vida, em que o outro passa a ser incluído. O fazer em grupo estabelece um intenso exercício de convívio, de troca, de negociação, tornando-se importante processo tanto de aprendizagem quanto de efetividade. O grêmio estudantil se constitui num espaço do dever, apropriado para os jovens-adolescentes construírem projetos articulados em grupo, possibilitando o surgimento de um novo ser e de uma nova sociedade
- Imprenta:
- Data da defesa: 02.07.2002
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ABNT
FERREIRA, Sueli Camargo. Grêmio estudantil: um disparador de subjetividades coletivas emancipatórias. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Ferreira, S. C. (2002). Grêmio estudantil: um disparador de subjetividades coletivas emancipatórias (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ferreira SC. Grêmio estudantil: um disparador de subjetividades coletivas emancipatórias. 2002 ;[citado 2024 abr. 20 ] -
Vancouver
Ferreira SC. Grêmio estudantil: um disparador de subjetividades coletivas emancipatórias. 2002 ;[citado 2024 abr. 20 ]
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