Exportar registro bibliográfico

O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUZA, MARIA CRISTINA DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: LITERATURA BRASILEIRA; TEATRO DE VARIEDADES (ASPECTOS POLÍTICOS)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Durante mais de meio século o Rio de Janeiro (sobretudo ele) sorriu e cantou, todas as noites, fascinado com as coristas, vedetes, comediantes, cantores e atores do Teatro de Revista. Embora sobrevivente da passagem do século XIX ao XX, não foi possível a esse espetáculo popular caracteristicamente citadino resistir às transformações sociais e políticas por que passou o Brasil a partir de 1950. Cogita-se uma possível relação entre Getúlio Vargas, o populismo, um modus vivendi específico e o império da revista, tendo sido o fim desse universo simbolizado pelo suicídio de Vargas em 1954, o que se investiga tendo como cenário a ímpar obra revisteira de Mary Lopes - a "acrobata do papel"
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.12.2002

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOUZA, Maria Cristina de. O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 12 maio 2024.
    • APA

      Souza, M. C. de. (2002). O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Souza MC de. O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel. 2002 ;[citado 2024 maio 12 ]
    • Vancouver

      Souza MC de. O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel. 2002 ;[citado 2024 maio 12 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024