O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel (2002)
- Autores:
- Autor USP: SOUZA, MARIA CRISTINA DE - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLM
- Assuntos: LITERATURA BRASILEIRA; TEATRO DE VARIEDADES (ASPECTOS POLÍTICOS)
- Idioma: Português
- Resumo: Durante mais de meio século o Rio de Janeiro (sobretudo ele) sorriu e cantou, todas as noites, fascinado com as coristas, vedetes, comediantes, cantores e atores do Teatro de Revista. Embora sobrevivente da passagem do século XIX ao XX, não foi possível a esse espetáculo popular caracteristicamente citadino resistir às transformações sociais e políticas por que passou o Brasil a partir de 1950. Cogita-se uma possível relação entre Getúlio Vargas, o populismo, um modus vivendi específico e o império da revista, tendo sido o fim desse universo simbolizado pelo suicídio de Vargas em 1954, o que se investiga tendo como cenário a ímpar obra revisteira de Mary Lopes - a "acrobata do papel"
- Imprenta:
- Data da defesa: 06.12.2002
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ABNT
SOUZA, Maria Cristina de. O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 12 maio 2024. -
APA
Souza, M. C. de. (2002). O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Souza MC de. O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel. 2002 ;[citado 2024 maio 12 ] -
Vancouver
Souza MC de. O négocio é bite-bite: o teatro de revista de Maria Irma Lopes Daniel. 2002 ;[citado 2024 maio 12 ]
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