As influências das mudanças organizacionais nas competências dos compradores do setor supermercadista: um modelo genérico de competências (2002)
- Autores:
- Autor USP: MIGUEL, NICOLAU ANDRÉ DE - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PST
- Assuntos: MUDANÇA ORGANIZACIONAL; TRABALHO
- Idioma: Português
- Resumo: Estuda as competências requeridas dos compradores de supermercados diante das mudanças organizacionais pelas quais vem passando o setor após a estabilização da economia. Optou-se pelos conceitos de gestão de pessoas por competências tendo como pressuposto básico de que há uma relação estreita entre as competências organizacionais e as das pessoas que trabalham na organização. Há revisões teóricas sobre competências no lado da Psicologia e sobre compras no lado da Administração. As dimensões referentes às características das pessoas para estruturar o modelo foram: conhecimento, habilidade, capacidade e outras ligadas à personalidade. Elaborou-se um dicionário com 16 competências essenciais, convenientes ao atual contexto do setor. Foram confirmadas quatro hipóteses de trabalho quanto à importância das competências: conhecimento sobre produtos, negociação, relacionamento com fornecedores e integridade e confiança. A pesquisa foi conduzida entre os participantes (n = 48) do Movimento ECR Brasil, ao qual os resultados são de especial significado devido à aplicabilidade no desenvolvimento desses profissionais. Empregaram-se as técnicas estatísticas da análise fatorial e componente principal e o modelo apresentou-se com três dimensões - conhecimento especializado, habilidades nas relações e orientação ao consumidor - abrangendo 10 competências essenciais. Apesar de alguns modelos de competência conferirem à atitude uma dimensão de competência não há evidências paratal. As conclusões tratam dos resultados e implicações teóricas, das limitações, contribuições e sugestões para futuros trabalhos
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.06.2002
-
ABNT
MIGUEL, Nicolau André de. As influências das mudanças organizacionais nas competências dos compradores do setor supermercadista: um modelo genérico de competências. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Miguel, N. A. de. (2002). As influências das mudanças organizacionais nas competências dos compradores do setor supermercadista: um modelo genérico de competências (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Miguel NA de. As influências das mudanças organizacionais nas competências dos compradores do setor supermercadista: um modelo genérico de competências. 2002 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Miguel NA de. As influências das mudanças organizacionais nas competências dos compradores do setor supermercadista: um modelo genérico de competências. 2002 ;[citado 2024 abr. 18 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas