(So)Riso: correlação do sorriso de pré-escolares com índices de ajustamento social (2002)
- Autores:
- Autor USP: SARRA, SIMONE - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSE
- Assuntos: COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL; PRÉ-ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: A relação das diferentes formas do sorriso com o riso foi examinada, orientada pela seguinte controvérsia: as várias características morfológicas do sorriso são simples variantes do riso (Darwin,1872/1965) ou representam expressões com bases motivacionais distintas (van Hoof, 1972 )? Participaram desta pesquisa 34 pré-escolares (8 meninos e 11 meninas no Estudo 1 e 6 meninos e 9 meninas no Estudo 2). Cada criança foi observada num total de 60 minutos (3 sessões de 10 minutos no pátio e 3 sessões de 10 minutos em sala de aula). As categorias de codificação utilizadas foram: sorriso sem exposição dos dentes ("fechado"), sorriso com exposição dos dentes superiores ("superior"), sorriso com exposição das duas fileiras de dentes ("largo") e riso. Os resultados mostraram que as várias formas do sorriso não expressam apenas diferentes intensidades de uma mesma emoção. No Estudo 1, uma estrutura bidimensional revelou-se a partir de uma Análise Fatorial. Na primeira dimensão (Fator 1), que poderia ser denominada brincadeira/agressividade "disfarçada", encontrou-se "sorriso largo" e riso. Na outra dimensão (Fator 2) , que poderia ser denominada amizade/apaziguamento, encontrou-se o "sorriso fechado" e o "sorriso superior". Observou-se, ainda, que o "sorriso largo" e o riso apresentaram cargas positivas no Fator 1, enquanto o "sorriso fechado" e o "sorriso superior" apresentaram cargas opostas no Fator 2. No Estudo 2, a estrutura fatorial identificada no Estudo 1 foiparcialmente replicada. No Fator 1, o "sorriso largo" e o riso continuaram a apresentar cargas positivas elevadas. No Fator 2, entretanto, o "sorriso fechado" e o "sorriso superior" não mais apresentaram cargas opostas: Foram encontradas correlações, nos dois estudos, entre o comportamento expressivo da criança e avaliações obtidas de sua professora. No Estudo 1, quanto mais expressiva a criança, mais esta foi avaliada como alegre, líder e competente ) socialmente. Algumas variações foram encontradas no Estudo 2
- Imprenta:
- Data da defesa: 25.06.2002
-
ABNT
SARRA, Simone. (So)Riso: correlação do sorriso de pré-escolares com índices de ajustamento social. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Sarra, S. (2002). (So)Riso: correlação do sorriso de pré-escolares com índices de ajustamento social (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Sarra S. (So)Riso: correlação do sorriso de pré-escolares com índices de ajustamento social. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Sarra S. (So)Riso: correlação do sorriso de pré-escolares com índices de ajustamento social. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Avaliação das alterações transversais mandibulares em paciente tratado com expansão da região média da sínfese por meio da distração osteogênica
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