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Determinação de parâmetros para diagnóstico de segurança de pedestres em interseções urbanas semaforizadas com a análise de conflito de tráfego (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: TOURINHO, LUIZ FERNANDO BIZERRIL - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Assuntos: SEGURANÇA DE TRÁFEGO; CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES
  • Idioma: Português
  • Resumo: A dissertação tenta estabelecer parâmetros que possibilitem elaborar o diagnóstico dos problemas de segurança envolvendo pedestres em travessias de interseções urbanas, semaforizadas utilizando como ferramenta básica para a coleta, análise e validação dos dados empíricos a Técnica de Conflito de Tráfego (TCT). O estudo de campo analisa vias com pistas separadas ou com sentido único, pelo menos três aproximações, altos volumes de veículos e pedestres. Após uma breve conceituação e análise da bibliografia relacionada, o trabalho descreve a metodologia que foi empregada na análise das quatro interseções (13 aproximações e 13 saídas) localizadas na cidade de São Paulo. Os parâmetros de diagnóstico, que incluem as contagens limites (limite de anormalidade) para conflitos com pedestres em diversos tipos de travessias e as taxas de acidentes por conflitos (índice de periculosidade), foram computados conforme os procedimentos propostos pelo manual do U.S. Federal Highway Administration (U.S. FHWA) para conflitos veiculares (veículo-veículo). As conclusões obtidas com a estratificação/segmentação das travessias indicam que resultados mais robustos podem ser obtidos quando as travessias são agrupadas de maneira desagregada, combinando, preferencialmente, os fatores que interferem criticamente na interação entre os usuários da via (fluxo diário, tipo de travessia, geometria da via, percentagem dos veículos em movimento de conversão, foco para pedestres,etc.). Cabe ressaltar, que as dificuldades em identificar o local dos poucos acidentes que foram registrados da Polícia Militar e a diversidade dos tipos de travessias envolvidas numa amostra com apenas quatro interseções (com/sem foco de pedestres, com/sem fluxo de conversão, saturadas/não saturadas, travessias contínuas ou em partes, etc.) indicam a necessidade de estudos mais abrangentes
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.10.2002

  • Como citar
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    • ABNT

      TOURINHO, Luiz Fernando Bizerril. Determinação de parâmetros para diagnóstico de segurança de pedestres em interseções urbanas semaforizadas com a análise de conflito de tráfego. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Tourinho, L. F. B. (2002). Determinação de parâmetros para diagnóstico de segurança de pedestres em interseções urbanas semaforizadas com a análise de conflito de tráfego (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Tourinho LFB. Determinação de parâmetros para diagnóstico de segurança de pedestres em interseções urbanas semaforizadas com a análise de conflito de tráfego. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Tourinho LFB. Determinação de parâmetros para diagnóstico de segurança de pedestres em interseções urbanas semaforizadas com a análise de conflito de tráfego. 2002 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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