Triagem de processamento auditivo central em crianças de 6 a 11 anos (2002)
- Autor:
- Autor USP: CAPOVILLA, FERNANDO CESAR - IP
- Unidade: IP
- Assuntos: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR; CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: O artigo define processamento auditivo central e explica a sua importância para a aquisição de leitura e escrita. Explica, também, a natureza do distúrbio de processamento auditivo central e sua etiologia no histórico de otites repetidas durante o desenvolvimento da linguagem, bem como o seu envolvimento nos distúrbios processamento fonológico que subjazem aos problemas de linguagem oral e escrita, como ocorre na dislexia do desenvolvimento. Ressalta a necessidade de instrumentos para triagem de crianças com distúrbio de processamento auditivo central, com vistas a permitir experimentos dedicados ao teste de tratamentos para prevenção e remediação de distúrbios de linguagem oral e escrita. Examina a bateria de ZAIDAN (2001) para triagem de distúrbio de processamento auditivo central, desenvolvida no mestrado em Neurociências da USP. Trata-se de uma bateria de aplicação rápida em 15 minutos, e composta de três testes de repetição de fala ouvida em condições de dificil audibilidade: fala distorcida com corte de freqüências elevadas, fala contra ruído de fundo, e falas competitivas em escuta dicótica. Reanalisando os dados brutos daquela dissertação, este artigo sugere que a aparente inconclusividade dos achados sobre a sua validade deveu-se simplesmente à escolha de estatísticas inferenciais inadequadas ao delineamento. Reconduzindo as análises com estatísticas inferenciais apropriadas (i.e., Ancovas para controlar o efeito da ampla variação etária sobre os escores), oartigo demonstra que a bateria é, de fato, válida e sensível o suficiente para discriminar entre crianças de 6 a I I anos com desenvolvimento normal e aquelas com diagnóstico clínico de distúrbio de processamento auditivo central. ) Adicionalmente, descobriu que, além da bateria como um todo, cada um dos três testes que a compõem é capaz de, por si só, discriminar entre os grupos, identificando crianças com distúrbios de processamento auditivo central. Isto corrobora a adequação das listas de palavras e de sua gravação, revelando todo o esmero com que a bateria foi elaborada. Assim, o Brasil passa a dispor de um poderoso instrumento para a detecção de crianças com distúrbio de processamento auditivo central que estão em risco de fracassar na aquisição competente de leitura e escrita e que podem receber intervenção precoce
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano
- ISSN: 0104-1282
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 12, n. 2, p. 23-38, 2002
-
ABNT
CAPOVILLA, Fernando César. Triagem de processamento auditivo central em crianças de 6 a 11 anos. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 12, n. 2, p. 23-38, 2002Tradução . . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Capovilla, F. C. (2002). Triagem de processamento auditivo central em crianças de 6 a 11 anos. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 12( 2), 23-38. -
NLM
Capovilla FC. Triagem de processamento auditivo central em crianças de 6 a 11 anos. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2002 ; 12( 2): 23-38.[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Capovilla FC. Triagem de processamento auditivo central em crianças de 6 a 11 anos. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. 2002 ; 12( 2): 23-38.[citado 2024 mar. 28 ] - Problemas de aquisição de leitura e escrita: efdeitos de déficit de discriminação fonológica, velocodade de processamento e memória fonológica
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