A participação no Campinho da Independência: caminhos para sociedades sustentáveis (2002)
- Autores:
- Autor USP: CASTELLANO, MARIA - PROCAM
- Unidade: PROCAM
- Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- Idioma: Português
- Resumo: Nesta dissertação analisa-se a potencialidade da participação na conformação de processos de educação ambiental, esta entendida de forma ampla. Ou seja, uma educação ambiental comprometida com mudanças estruturais e culturais da sociedade, que permita aos sujeitos envolvidos no processo de aquisição de autonomia para gerenciar seu próprio projeto de desenvolvimento, através de sua emancipação política, econômica e cultural. Esse processo foi analisado a partir de um estudo de caso (feito através de pesquisa-intervenção) na comunidade de remanescentes de quilombos do "Campinho da Independência" (Paraty - RJ), onde foram instigados e observados processos participativos que visavam a melhoria da qualidade de vida da população. Os resultados obtidos indicam que ocorre um processo educativo a partir dos processos participativos em curso na comunidade, porém estes mostraram limitações - dadas por questões políticas, sociais e estruturais - quanto às possibilidades de envolver e co-responsabilizar a comunidade na gestão comunitário e do meio ambiente
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.11.2002
-
ABNT
CASTELLANO, Maria. A participação no Campinho da Independência: caminhos para sociedades sustentáveis. 2002. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Castellano, M. (2002). A participação no Campinho da Independência: caminhos para sociedades sustentáveis (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Castellano M. A participação no Campinho da Independência: caminhos para sociedades sustentáveis. 2002 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
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