Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais (2002)
- Autores:
- Autor USP: MARTURANO, EDNA MARIA - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s1413-294x2002000200004
- Assuntos: RELAÇÕES PAI-CRIANÇA; DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO (PREVENÇÃO E CONTROLE); COMPORTAMENTO SOCIAL; HABILIDADE SOCIAL
- Idioma: Português
- Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Estudos de Psicologia
- ISSN: 0103-166X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini e MARTURANO, Edna Maria. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-294x2002000200004. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2002). Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, 7( 2), 227-235. doi:10.1590/s1413-294x2002000200004 -
NLM
Bolsoni-Silva AT, Marturano EM. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais [Internet]. Estudos de Psicologia. 2002 ; 7( 2): 227-235.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-294x2002000200004 -
Vancouver
Bolsoni-Silva AT, Marturano EM. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais [Internet]. Estudos de Psicologia. 2002 ; 7( 2): 227-235.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-294x2002000200004 - A criança e o ingresso no ensino fundamental
- Criterios para identificacao de episodios de interacao professora-aluno
- Criancas com dificuldades de aprendizagem: problemas relatados pelas maes
- Comportamento do aluno visto pelo professor
- Leitura e compreensao de texto em criancas de ciclo basico com dificuldade de aprendizagem
- Procura de atendimento psicológico para crianças com dificuldades na escola: um perfil da clientela
- Ambiente familiar e aprendizagem escolar
- Abandonos e desistencias na clientela de um servico de psicopedagogia
- Criancas com dificuldades de aprendizagem: seis anos depois
- Criancas com queixa de dificuldades escolares: um procedimento para sondagem de problemas de comportamento atraves do relato das maes
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-294x2002000200004 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas