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Efeitos de diferentes práticas de treino sobre a aprendizagem e memória em animais desnutridos no labirinto aquático de Morris (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, LUCIANA CHRYSTINE - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: PSICOBIOLOGIA; PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: A desnutrição imposta em um período crítico do desenvolvimento do organismo provoca alterações estruturais, neuroquímicas e neurofisiológicas em estruturas que estejam em formação e, dependendo da estrutura, altera circuitos neurais envolvidos em reações comportamentais. Uma destas estruturas é o hipocampo, o qual acredita-se estar envolvido em processos de aprendizagem e memória espacial, atuando na formação de um mapa cognitivo do meio ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da desnutrição protéico-calórica e de diferentes práticas de treinamento sobre a aprendizagem e memória espacial em ratos submetidos ao teste do Labirinto Aquático de Morris. Foram utilizados dois grupos de ratos Wistar machos: controle -C (tratados com dieta contendo 16% de proteína, ad libitum) e desnutridos -D (receberam o correspondente a 50% da quantidade média de ração ingerida pelos controles). A desnutrição foi mantida até 49 dias de idade, quando todos os animais passaram a receber dieta comercial (22% de proteína). O teste comportamental foi iniciado aos 70 dias. Na primeira etapa, os animais foram divididos em 4 grupos e submetidos a diferentes condições de treinamento: 1, 4, 8 ou 12 tentativas/dia, totalizando 24 tentativas em cada grupo. Depois da 24ª tentativa, os animais foram submetidos à probe trial. Em seguida, cada grupo foi subdividido em dois e os animais foram testados uma única vez, 7 ou 28 dias após a primeira etapa (26ª tentativa). Os resultadosindicaram que os grupos C e D aprenderam a tarefa de localização da plataforma, não havendo diferenças significativas entre os grupos para a maioria das condições de treinamento. Foi observado efeito de dieta somente na condição de 1 tentativa/dia. A 26ª tentativa revelou que os grupos C e D memorizaram a tarefa aprendida, sendo que os animais submetidos a 4 tentativas/dia apresentaram melhor desempenho. Os resultados sugerem que este tipo de .. desnutrição afeta a tarefa de aprendizagem espacial somente quando as práticas são muito espaçadas (1 tentativa/dia) indicando possíveis déficits de consolidação da memória
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.09.2003

  • Como citar
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    • ABNT

      OLIVEIRA, Luciana Chrystine. Efeitos de diferentes práticas de treino sobre a aprendizagem e memória em animais desnutridos no labirinto aquático de Morris. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, L. C. (2003). Efeitos de diferentes práticas de treino sobre a aprendizagem e memória em animais desnutridos no labirinto aquático de Morris (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Oliveira LC. Efeitos de diferentes práticas de treino sobre a aprendizagem e memória em animais desnutridos no labirinto aquático de Morris. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Oliveira LC. Efeitos de diferentes práticas de treino sobre a aprendizagem e memória em animais desnutridos no labirinto aquático de Morris. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ]


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