Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos academicos de enfermagem (2003)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, MARIA JULIA PAES DA - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/s0104-11692003000400011
- Subjects: ENSINO (ENFERMAGEM); MEDICINA ALTERNATIVA
- Language: Português
- Abstract: Este estudo visou a análise sobre o conhecimento que alunos de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada, tem em relação as terapias alternativas/complementares, uma vez que ambas as instituições oferecem disciplina especifica nessa area, de forma optativa e obrigatória, respectivamente. Os dados encontrados sugerem que o conhecimento sobre o tema decorre do senso comum, além do ensino academico. Os alunos recomendam mais a utilização de terapias alternativas/complementares do que fazem uso das mesmas, sendo as mais conhecidas por eles : a terapia floral, acunputura, homeopatia, cromoterapia, fitoterapia, musicoterapia e massagem. E o aspecto mais negligenciado no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina relaciona-se aom os aspectos legais da especialização nesse campo para o enfermeiro
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2003
- Source:
- Título do periódico: Revista Latino-americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 11, n. 4, p. 483-9, 2003
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TROVÓ, Monica Martins e SILVA, Maria Julia Paes da e LEÃO, Eliseth Ribeiro. Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos academicos de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 11, n. 4, p. 483-9, 2003Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-11692003000400011. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Trovó, M. M., Silva, M. J. P. da, & Leão, E. R. (2003). Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos academicos de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, 11( 4), 483-9. doi:10.1590/s0104-11692003000400011 -
NLM
Trovó MM, Silva MJP da, Leão ER. Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos academicos de enfermagem [Internet]. Revista Latino-americana de Enfermagem. 2003 ; 11( 4): 483-9.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692003000400011 -
Vancouver
Trovó MM, Silva MJP da, Leão ER. Terapias alternativas/complementares no ensino público e privado: análise do conhecimento dos academicos de enfermagem [Internet]. Revista Latino-americana de Enfermagem. 2003 ; 11( 4): 483-9.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0104-11692003000400011 - Influencia do toque terapeutico e dos florais de bach sobre o crescimento de sementes de feijao
- Percepcao das enfermeiras sobre a comunicacao nao verbal dos pacientes
- Toque e a distancia interpessoal entre enfermeiros e pacientes nas consultas de enfermagem
- Corpo diz o que o doente nao fala
- Ensinando o toque terapêutico: relato de uma experiência
- Idosos asilados - como percebem o toque ?
- Expressoes faciais e emocoes humanas: levantamento bibliografico
- Analise de fatores proxemicos em situacao de pos-operatorio
- O papel da comunicação na humanização da atenção à saude
- A audição musical erudita como cuidado complementar em dor crônica músculo-esquelética
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0104-11692003000400011 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas