Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo (2003)
- Autores:
- Autor USP: ANTONIOLI, LIA MADALENA RAMPONI - PROLAM
- Unidade: PROLAM
- DOI: 10.11606/D.84.2003.tde-09012023-144642
- Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ESTUDO); PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
- Idioma: Português
- Resumo: O tema de -interesse do presente estudo é o da fundamentação teórica estabelecida para a formação do Professor Primário, enquanto profissional da educação no curso primário (séries iniciais do Ensino Fundamental) na década de 1960, no Brasil e em Cuba. Buscamos apreender em cada uma das realidades estudadas e no contexto histórico delimitado as diretrizes que foram assumidas pelo Brasil e por Cuba no enfrentamento da necessidade de oferecer formação adequada ao Professor Primário no momento histórico vivido pelos dois países. Por meio da metodologia comparativa buscamos compreender o direcionamento das diretrizes teóricas que foram estabelecidas e dos instrumentos legais que foram exarados para dar visibilidade e sustentação à formação do Professor Primário em momentos de opções políticoeconômicas. Comparando as duas realidades, foi possível entender o direcionamento proposto para o perfil do profissional a ser habilitado para a docência na década de 1960 pelo Brasil e por Cuba. Conclui-se que diretamente influenciada pelas condições econômicas e políticas no Brasil, a proposta referia-se à formação do Professor Técnico e em Cuba do Professor Militante Político
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.08.2003
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
ANTONIOLI, Lia Madalena Ramponi. Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-09012023-144642/. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Antonioli, L. M. R. (2003). Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-09012023-144642/ -
NLM
Antonioli LMR. Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-09012023-144642/ -
Vancouver
Antonioli LMR. Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-09012023-144642/
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.84.2003.tde-09012023-144642 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas