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Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: ANTONIOLI, LIA MADALENA RAMPONI - PROLAM
  • Unidade: PROLAM
  • DOI: 10.11606/D.84.2003.tde-09012023-144642
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ESTUDO); PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: O tema de -interesse do presente estudo é o da fundamentação teórica estabelecida para a formação do Professor Primário, enquanto profissional da educação no curso primário (séries iniciais do Ensino Fundamental) na década de 1960, no Brasil e em Cuba. Buscamos apreender em cada uma das realidades estudadas e no contexto histórico delimitado as diretrizes que foram assumidas pelo Brasil e por Cuba no enfrentamento da necessidade de oferecer formação adequada ao Professor Primário no momento histórico vivido pelos dois países. Por meio da metodologia comparativa buscamos compreender o direcionamento das diretrizes teóricas que foram estabelecidas e dos instrumentos legais que foram exarados para dar visibilidade e sustentação à formação do Professor Primário em momentos de opções políticoeconômicas. Comparando as duas realidades, foi possível entender o direcionamento proposto para o perfil do profissional a ser habilitado para a docência na década de 1960 pelo Brasil e por Cuba. Conclui-se que diretamente influenciada pelas condições econômicas e políticas no Brasil, a proposta referia-se à formação do Professor Técnico e em Cuba do Professor Militante Político
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.08.2003
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.84.2003.tde-09012023-144642 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ANTONIOLI, Lia Madalena Ramponi. Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-09012023-144642/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Antonioli, L. M. R. (2003). Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-09012023-144642/
    • NLM

      Antonioli LMR. Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-09012023-144642/
    • Vancouver

      Antonioli LMR. Fontes semelhantes, vertentes diferentes: a formação do professor primário no Brasil e em Cuba na década de 1960 - um estudo comparativo [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-09012023-144642/

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