O processo de escolha do livro didático de Ciências por professores de 1ª a 4ª séries (2003)
- Authors:
- Autor USP: TOLENTINO NETO, LUIZ CALDEIRA BRANT DE - FE
- Unidade: FE
- Subjects: LIVRO DIDÁTICO; CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); MATEMÁTICA
- Language: Português
- Abstract: O Governo Federal, com o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) propõe avaliar e distribuir livros didáticos para todas as escolas públicas de Ensino Fundamental brasileiras. Os critérios para esta avaliação, bem como sua logística, são refinados a cada edição do Programa. No entanto, o impacto e as reações causadas pelo PNLD a quem ele realmente se destina, são pouco estudados. O PNLD chega até as escolas sob a forma do Guia de Livros Didáticos, material que pretende ser fundamental à decisão dos títulos a serem requisitados ao MEC. O estudo do processo de escolha dos livros didáticos por professores de 1a a 4a séries é o objetivo deste trabalho. Buscamos conhecer os critérios utilizados pelos docentes na opção pela obra a ser adotada, as interferências internas e externas ao andamento do processo, as opiniões e sugestões ao PNLD. O trabalho visa contribuir com o PNLD na medida em que expõe o processo sob o olhar do professor. Procura subsidiar novas pesquisas, e produções editoriais. E visa, sobretudo, ao expressar as dificuldades, necessidades e desejos dos professores, colaborar com as mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.O trabalho desta pesquisa realizou-se de maneira paralela a uma pesquisa oficial do Ministério da Educação, cujo autor dessa dissertação auxiliou na coordenação, e procurou - com visitas a escolas e entrevistas com professores - estudar o processo de escolha dos livros in loco. Obtivemos como resultados, expressivosrelatos de professores sobre este processo, mostrando a diversidade de critérios e condições para as escolhas. Constatou-se o pouco uso do Guia, o desconhecimento de importantes etapas do Programa. Conhecemos as deficiências estruturais do PNLD, as pressões exercidas pelas editoras e pelo poder público. Pretendemos, com o relato de sugestões e análise dos dados coletados, fornecer subsídios para o aprofundamento de estudos relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático, contribuindo para sua eficiência
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.10.2003
-
ABNT
TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de. O processo de escolha do livro didático de Ciências por professores de 1ª a 4ª séries. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112014-134649/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Tolentino-Neto, L. C. B. de. (2003). O processo de escolha do livro didático de Ciências por professores de 1ª a 4ª séries (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112014-134649/ -
NLM
Tolentino-Neto LCB de. O processo de escolha do livro didático de Ciências por professores de 1ª a 4ª séries [Internet]. 2003 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112014-134649/ -
Vancouver
Tolentino-Neto LCB de. O processo de escolha do livro didático de Ciências por professores de 1ª a 4ª séries [Internet]. 2003 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112014-134649/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas