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Os conhecimentos práticos produzidos pelos professores que fazem educação ambiental na escola: percorrendo caminhos entre a teoria e a prática (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: LEME, TACIANA NETO - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: PRÁTICA DE ENSINO; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ESCOLA PÚBLICA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho é fruto da minha trajetória como educadora e pesquisadora em Educação Ambiental (EA). A escolha dos professores como sujeitos dessa pesquisa aconteceu por eu acreditar nesses profissionais, no seu potencial como atores catalisadores de uma possível transformação de uma realidade socioambiental incômoda. Neste trabalho, procuro estabelecer uma aproximação entre os conhecimentos produzidos academicamente como os produzidos empiricamente pelos professores, na tentativa de estabelecer um diálogo e não de impor uma lógica sobre a outra. Apresento a EA como uma área cuja diversidade de entendimentos e discursos é resultante de um processo histórico e de possíveis compreensões a respeito do papel da educação na sociedade e da compreensão sobre o que vem a ser meio ambiente. Busco em diversos autores uma classificação para esse complexo movimento que é a Educação Ambiental. Também apresento elementos que evidenciam a constituição de uma nova lógica, uma nova compreensão de mundo em construção. Por outro lado, reconheço no professor um profissional que atua em uma situação de extrema complexidade, com inúmeras e variadas facetas. Para atuar o docente faz uso de conhecimentos de diferentes naturezas; alguns são constituídos na formação inicial, e outros, somente na prática profissional. Assim a prática docente, imersa em contextos complexos, produz conhecimentos. Desse modo, quando esses docentes vão lidar com temas ambientais que são complexospor natureza, produzirão que tipos de conhecimentos? Portanto, procuro investigar quais são os conhecimentos produzidos pelos professores ao fazerem EA na escola. Para minha coleta de dados, utilizo a técnica do grupo focal, no qual os professores pertencentes à mesma equipe docente discutem sobre o projeto de EA desenvolvidos por eles. Escolhi três escolas públicas (educação infantil, ensino fundamental e médio) que desenvolvem projetos de EA. ) Os dados foram analisados segundo os referenciais sobre análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados indicam ao desenvolver projetos coletivos de EA na escola, os professores produzem conhecimentos empíricos que vão gradativamente aproximando dos referenciais teóricos com o decorrer da experiência. A partir dessa constatação, traço algumas reflexões sobre a formação de professores em EA e indico alguns pressupostos para nortear políticas públicas na área
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.10.2003

  • Como citar
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    • ABNT

      LEME, Taciana Neto. Os conhecimentos práticos produzidos pelos professores que fazem educação ambiental na escola: percorrendo caminhos entre a teoria e a prática. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Leme, T. N. (2003). Os conhecimentos práticos produzidos pelos professores que fazem educação ambiental na escola: percorrendo caminhos entre a teoria e a prática (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Leme TN. Os conhecimentos práticos produzidos pelos professores que fazem educação ambiental na escola: percorrendo caminhos entre a teoria e a prática. 2003 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Leme TN. Os conhecimentos práticos produzidos pelos professores que fazem educação ambiental na escola: percorrendo caminhos entre a teoria e a prática. 2003 ;[citado 2024 abr. 16 ]

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