Exportar registro bibliográfico

Representações sociais na manutenção do peso corporal: o que e quem o discurso revela (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: MOUTINHO, ANDRÉIA ELENA - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HNT
  • Assuntos: PERCEPÇÃO; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; ALIMENTAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: A obesidade é uma doença crônica que vem ganhando proporções epidêmicas no mundo, já representando um sério problema de saúde pública no Brasil. Embora a perda de peso não constitua tarefa fácil, a manutençãoapós a perda é classicamente a maior dificuldade no tratamento da obesidade. Estudar indivíduos que conseguiram manter o peso após o emagrecimento pode fornecer informações para alcançar o mesmo resultadonum maior número de pessoas. A hipótese do estudo é que os indivíduos que mantêm o peso têm algo em comum em suas histórias, que os difere dos que não alcançaram a manutenção. OBJETIVO: analisar e compararo discurso do emagrecer e do comer de indivíduos de ambos os sexos, que emagreceram e que mantiveram (grupo sucesso) ou recuperaram (grupo reincidente) o peso posteriormente. METODOLOGIA: Do tipo qualitativa e, sob a ótica da Teoria das Representações Sociais, utiliza a ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo para acessar os discursos. RESULTADOS: o estudo resultou em 60 discursos, sendo 37 do grupo sucesso e 23 do grupo reincidente.Tais discursos diferem em algumas representações e, em outras, se assemelham. Ainda, cada grupo estudado possui discursos particulares e, em menor número, idéias divergentes dentro do grupo. Os discursos foram comparados entre si e analisados segundo a literatura atual. DISCUSSÃO: Da análise, foi observado: o conceito de não cronicidade da obesidade interferena baixa taxa de manutenção; a proposta de uma provável fase de transição entre o emagrecimento e a manutenção; muitos fatores incluídos nas representações sociais do indivíduo que busca emagrecer podem intervir na fase de transição, aumentando ou diminuindo suas chances para alcançar o sucesso na manutenção; a importância fundamental da alimentação no período pós-perda ou de manutenção de peso. Conclui-sea partir deste estudo, que os indivíduos que mantêm o peso possuem representações sociais bastante similares acerca do emagrecer e do comer, e que tais representações parecem influenciá-los a continuar mantendo o peso. Conhecer as representações sociais do comer e do emagrecer pode ajudar a aumentar a taxa de manutenção do peso corporal pós emagrecimento. (AU)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.02.2003

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MOUTINHO, Andréia Elena. Representações sociais na manutenção do peso corporal: o que e quem o discurso revela. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Moutinho, A. E. (2003). Representações sociais na manutenção do peso corporal: o que e quem o discurso revela (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Moutinho AE. Representações sociais na manutenção do peso corporal: o que e quem o discurso revela. 2003 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Moutinho AE. Representações sociais na manutenção do peso corporal: o que e quem o discurso revela. 2003 ;[citado 2024 abr. 26 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024