Exportar registro bibliográfico

Elementos narrativos e tensivos para abordagem da apreensão estética (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: MOTTA, KARY ALESSANDRA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Subjects: SEMIÓTICA; LINGUÍSTICA APLICADA
  • Language: Português
  • Abstract: Ao descrever o momento de apreensão estética por meio da análise de alguns textos literários, Greimas abre caminho para algumas reflexões que pareciam, até a publicação de Da imperfeição, fora do alcance da teoria semiótica. Divergindo de uma semiótica pragmática centrada em descontinuidades, o pequeno livro do semioticista põe em relevo a possibilidade de um projeto em que as continuidades entram em foco. Nesse sentido, o livro parece ser quase uma ruptura com os estudos que o precedem. Em nosso trabalho apresentamos algumas reflexões sobre esse momento singular apontado por Greimas. Procuramos compreender, por meio da análise de alguns textos de nossa literatura (os contos A terceira margem do rio e São Marcos, de Guimarães Rosa; o conto Amor, de Clarice Lispector e a canção Valsinha, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes), a sintaxe particular que o constitui. Nossa tentativa é perceber como os estudos da experiência estética se integram no projeto global da semiótica e quais suas contribuições para o trabalho de análise. Tal como o apresenta Greimas, esse momento surge como uma fratura na isotopia da cotidianidade, que se constitui pelas "pequenas e medíocres preocupações que ocupam nossos pensamentos e ações no decorrer do dia-a-dia". Confirmando o pensamento de Greimas, as análises realizadas em nosso trabalho demonstram que o evento estético não pode ser interpretado como uma simples troca de isotopia textual. Antes, ele se apresenta como uma fratura entre duasdimensões da existência do sujeito. Enquanto a dimensão da cotidianidade define-se pelas descontinuidades nas relações actanciais, o "momento da inocência" encena relações contínuas. A continuidade do evento estético surge como uma descontinuidade nos vários níveis do percurso, apresentando uma sintaxe própria e engendrando novas relações espaço- ) temporais. Essa 'nova ordem' incide sobre o sujeito passional, que passa a vivenciar intensas emoções, eufóricas ou disfóricas. É por meio desse sujeito sensibilizado que nos é dado conhecer o mundo e é porque ele sofre a presença do objeto, figurando como passivo, que o mundo, que sempre se ordenara pela lógica subjetiva, se apresenta para nós, leitores, com uma lógica própria, ou seja, é no simulacro do evento estético que sujeito e objeto se confundem e a ordenação do mundo traduz esse encontro singular. Uma das contribuições de nosso trabalho foi a possibilidade de descrever os eventos disfóricos, ainda pouco discutidos tanto no âmbito dos estudos semióticos como nos estudos de estética
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.11.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MOTTA, Kary Alessandra. Elementos narrativos e tensivos para abordagem da apreensão estética. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Motta, K. A. (2003). Elementos narrativos e tensivos para abordagem da apreensão estética (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Motta KA. Elementos narrativos e tensivos para abordagem da apreensão estética. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Motta KA. Elementos narrativos e tensivos para abordagem da apreensão estética. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024