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Adolescentes infratores: um estudo compreensivo (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: SAES, DANUZA SGOBBI - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSC
  • Assuntos: PSICODIAGNÓSTICO; ADOLESCENTES; DELINQUÊNCIA JUVENIL; PSICANÁLISE; PROCEDIMENTO DE DESENHOS-ESTÓRIAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Acreditamos na necessária contribuição da presente pesquisa, tendo como objetivos a compreensão sobre o psiquismo do adolescente em conflito com a lei através da utilização de um modelo compreensivo de psicodiagnóstico. Iniciamos nossa reflexão com questões referentes ao psicodiagnóstico, remontando a sua construção histórica que lançou as bases para o referencial do Psicodiagnóstico Compreensivo. Fizemos um esboço de teorias Psicanalíticas relevantes utilizando autores que são referenciais nesse tipo de psicodiagnóstico, a saber: Freud, Melanie Klein e Winnicott e através destes autores buscamos uma elucidação psicanalítica sobre o comportamento delinqüente. Buscamos a compreensão sobre o fenômeno da adolescência abordando aspectos de ordem biológica, cultural, social e psicológica e relacionamos estas com a delinqüência através de pesquisas mais recentes de âmbito nacional que são contribuições importantes frente à nossa realidade. Trouxemos um histórico do atendimento ao adolescente infrator no Brasil, no sentido de nos situarmos historicamente e entender o lócus em que se dará o estudo. A pesquisa realizada envolveu oito adolescentes, com idade de 14 a 16 anos, que se encontravam em cumprimento de medida de Liberdade Assistida por Roubo, no período de janeiro a agosto do ano de 2003. A realização do psicodiagnóstico se deu através da inserção desses adolescentes em acompanhamento psicoterapêutico realizado pela autora, enquanto psicóloga pesquisadora emuma entidade não governamental conveniada à Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM - SP). Realizamos entrevistas com os adolescentes e, quando possível, com seus responsáveis e utilizamos as seguintes técnicas projetivas: O Questionário Desiderativo e o Procedimento de Desenhos - Estórias. Utilizando o material recolhido durante o processo psicodiagnóstico, percebemos a importância deste na compreensão da infração dentro da constituição ) histórica de cada sujeito, bem como, no estabelecimento de medidas adequadas na condução de cada caso e na compreensão do fenômeno da delinqüência juvenil
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.12.2003
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SAES, Danuza Sgobbi. Adolescentes infratores: um estudo compreensivo. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-01062012-154753/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Saes, D. S. (2003). Adolescentes infratores: um estudo compreensivo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-01062012-154753/
    • NLM

      Saes DS. Adolescentes infratores: um estudo compreensivo [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-01062012-154753/
    • Vancouver

      Saes DS. Adolescentes infratores: um estudo compreensivo [Internet]. 2003 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-01062012-154753/

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