Exportar registro bibliográfico

O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito (2003)

  • Authors:
  • Autor USP: BONFIM, TALMA ALZIRA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Subjects: INSTRUÇÃO PROGRAMADA; EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA; DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
  • Language: Português
  • Abstract: Buscando democratizar o acesso ao ensino superior e visando aumentar as chances dos alunos mais pobres ingressarem nas universidades públicas, surgiram os cursinhos populares como este aqui avaliado. O objetivo deste estudo é analisar a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre o impacto do Centro de Apoio Popular Estudantil (CAPE), um curso pré-vestibular gratuito, na vida daqueles que por ele passaram como alunos. Adotou-se uma metodologia qualitativa de pesquisa (estudo de caso). Os dados foram obtidos através de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e registros de observação. Foram entrevistados 27 sujeitos, sendo 09 de cada um dos diferentes grupos. Os dados foram organizados e analisados por grupo de participantes e por categorias temáticas articuladas em torno de dois eixos: (1) A visão a respeito do CAPE quanto à qualidade e as condições de funcionamento e (2) O impacto do CAPE na vida dos alunos e ex-alunos .em relação a possíveis benefícios educacionais, no trabalho, na vida comunitária e na vivência da cidadania. Os resultados obtidos indicam que o grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores que participaram deste trabalho possuem consciência dos limites e dificuldades enfrentadas pelo CAPE e as possibilidades. O cursinho apresenta um índice de aprovação em torno de 25%, índice este, considerado satisfatório. A qualidade das aulas e a atuação dos professores foram destacadas como positivas. Algumas dificuldades foram apontadas,como por exemplo, questões referentes à necessidade de adquirir material didático próprio, as dificuldades financeiras enfrentadas pela administração do cursinho e especialmente a importância de funcionar em uma sede própria. Alunos e ex-alunos reconhecem a importância do cursinho em suas trajetórias, seja pelo acesso ao conhecimento, ou pelas mudanças provocadas em suas vidas (aspecto este que se estende àquelas ,pessoas que não conseguiram ... ingressar no ensino superior). Relataram um compromisso maior com as questões sociais, sendo que em sua maioria afirmaram procurar desenvolver alguma ação desta natureza. Algumas diferenças entre o CAPE e os demais cursinhos populares foram identificadas: o trabalho voluntário de seus professores, a gratuidade do serviço que é oferecido aos alunos, sendo que seu grande diferencial é a gestão democrática, na medida em que seus alunos participam através das assembléias realizadas indicando o rumo das ações a serem adotadas pelo cursinho. Entendendo-se que o exercício da cidadania implica num aprendizado constante, em permanente construção, foi possível verificar que o CAPE tem procurado estimular esta experiência em seus alunos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.11.2003

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BONFIM, Talma Alzira. O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003. . Acesso em: 25 abr. 2024.
    • APA

      Bonfim, T. A. (2003). O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Bonfim TA. O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito. 2003 ;[citado 2024 abr. 25 ]
    • Vancouver

      Bonfim TA. O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito. 2003 ;[citado 2024 abr. 25 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024