Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de química (2003)
- Authors:
- Autor USP: ABREU, DANIELA GONCALVES DE - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Sigla do Departamento: 593
- Subjects: ENSINO SUPERIOR (QUÍMICA); EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Language: Português
- Abstract: Atualmente, em que vários segmentos da sociedade vêm cada vez mais se preocupando com a questão ambiental, a Universidade não pode mais ignorar sua posição de geradora de resíduos, pois isto não esta de acordo com o papel que a própria universidade desempenha quando avalia e geralmente censura o impacto causado por outras unidades geradoras de resíduo fora de seus limites físicos. Desta forma, o objetivo inicial deste trabalho foi realizar o inventário dos resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pesquisa, de forma a contribuir com a elaboração do Projeto para o Tratamento de Resíduos Químicos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. A inclusão de propostas, de educação ambiental em algumas disciplinas do curso de graduação em Química foi pretendida, por representar um requisito importante para o gerenciamento de resíduos. A relação horas/aula da disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ) foi reduzida, passando de 8h/semana em 1990 para somente 6h/semana em 1999. Assim, objetivou-se a reformulação do programa da disciplina, de forma a eliminar "excessos e repetições"; assegurando a compreensão dos fundamentos teóricos envolvidos, por meio da análise criteriosa do conteúdo, tradicionalmente trabalhado nesta disciplina [Baccan et al., 1994; Vogel, 1981]. Dentro de uma proposta de educação ambiental, a disciplina abordou o tratamento de resíduos para desenvolver nos alunos consciência dapreservação ambiental. Adicionalmente, pretendeu-se também a estruturação de uma outra disciplina de graduação sobre Tratamento de Resíduos Químicos, de caráter multidisciplinar, oferecida para alunos do 6º ou 8º semestre, do curso de Química. O objetivo desta disciplina era tomar o estudante capaz de tomar decisões sobre o gerenciamento de resíduos, como adotar procedimentos viáveis para a disposição final dos resíduos e tratar os resíduos químicos ... mais comuns existentes nos laboratórios de ensino. O aluno deveria aplicar seus conhecimentos químicos prévio, desenvolvidos durante o curso de graduação, na resolução de problemas reais. Além da qualificação técnica, esta disciplina pôde promover a atitude ética e responsabilidade ambiental, contribuindo para melhorar o perfil do futuro químico, como profissional e cidadão
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2003
- Data da defesa: 01.12.2003
-
ABNT
ABREU, Daniela Gonçalves de. Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de química. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Abreu, D. G. de. (2003). Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de química (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Abreu DG de. Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de química. 2003 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Abreu DG de. Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de química. 2003 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Proposta de abordagem lúdica sobre a organização da tabela periódica
- Departamento de Química de portas abertas para as escolas de Ensino Fundamental e Médio
- Escola básica e universidade: contribuições para a formação de professores de química
- Departamento de Química de portas abertas para os ensinos fundamental e médio.[Projeto]
- Ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: conhecimentos químicos abordados nos livros didáticos
- Alunos de Tambaú conhecem laboratório de química da USP de Ribeirão Preto
- Olimpíadas regionais de química: contribuições para o ensino de química e a formação de professores
- Universidade: espaço de convivência de contradições em torno de questões ambientais
- Síntese, caracterização e propriedades catalíticas de ferroporfirinas pentafluorofenil e pentafluorofenil sulfonada
- Olimpíadas Regionais de Química: contribuições para o ensino de química e a formação de professores
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas