A reforma Fernando de Azevedo: tempos escolares e sociais (Rio de Janeiro, 1927-1930) (2004)
- Autores:
- Autor USP: SILVA, JOSE CLAUDIO SOOMA - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: REFORMA DO ENSINO; HISTORIA DA EDUCAÇÃO; ENSINO FUNDAMENTAL; HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
- Idioma: Português
- Resumo: operavam a partir da articulação de um repertório comum de iniciativas: organizar e disciplinar o cotidiano. Nesse sentido, cidade, escola e sociedade deviam, segundo os dois reformadores, ser pensadas em função de uma certa funcionalidade e harmonia a serem empreendidas às suas características. Foram utilizados, como fontes primárias, jornais, periódicos pedagógicos, revistas, legislação do ensino carioca, álbuns de recortes de jornais, correspondência passiva e ativa ) e manuscritos de conferências e discursos de Fernando de Azevedo. Enquanto fontes secundárias, privilegiou-se obras de pesquisadores na área de História e História da Educação que, de alguma maneira, escolheram a cidade do Rio de Janeiro e o movimento escolanovista como objeto para suas investigações e o final do século XIX e três primeiras décadas do XX como foco de análise
- Imprenta:
- Data da defesa: 25.03.2004
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ABNT
SILVA, José Cláudio Sooma. A reforma Fernando de Azevedo: tempos escolares e sociais (Rio de Janeiro, 1927-1930). 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Silva, J. C. S. (2004). A reforma Fernando de Azevedo: tempos escolares e sociais (Rio de Janeiro, 1927-1930) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Silva JCS. A reforma Fernando de Azevedo: tempos escolares e sociais (Rio de Janeiro, 1927-1930). 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Silva JCS. A reforma Fernando de Azevedo: tempos escolares e sociais (Rio de Janeiro, 1927-1930). 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ]
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