Research methodologies toassess teaching in psychiatric residency: a literature review (2003)
- Autores:
- Autor USP: CONTEL, JOSE ONILDO BETIOLI - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s1516-44462003000300008
- Assuntos: METODOLOGIA DA PESQUISA; PSIQUIATRIA
- Idioma: Inglês
- Resumo: Objetivos: As metodologias de pesquisa na psiquiatria têm acompanhado tanto as transformações nos sistemas de atendimento à saúde mental como a necessidade de atualização dos programas de residência médica. Identificar, analisar e avaliar na literatura indexada entre 1997 e 2002 artigos empíricos relativos à avaliação de programas de residência em psiquiatria. Método: O levantamento bibliográfico foi realizado através dos indexadores MedLine, PsycLit, Web of Science e Lilacs. Foram identificados 21 artigos. Resultados: 19 estudos caracterizam-se como descritivos exploratórios e dois, experimentais. Em 12, a coleta de dados utilizou questionários, em sete, técnicas combinadas e, nos dois estudos experimentais, os dados foram coletados por meio de testes aplicados antes e depois da intervenção. Residentes e diretores de programas constituíram a maioria dos sujeitos. Em 15 trabalhos, a análise de variáveis utilizou procedimentos estatísticos. Conclusões: Todos os artigos delinearam os problemas com base em revisão da literatura. A maioria dos trabalhos utilizou técnicas comuns na pesquisa social e apenas dois empregaram recursos experimentais. Somente três estudos utilizaram medidas externas para estabelecer correlações com os dados coletados. Procedimentos de validação e aferição de confiabilidade do instrumento, por meio de estudos-piloto, não foram realizados em 11 estudos, o que pode indicar vieses metodológicos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Psiquiatria
- ISSN: 1516-4446
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 25, n. 3, p. 160-165, 2003
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
CAMARGO, Ibiracy de Barros e CONTEL, José Onildo Betioli. Research methodologies toassess teaching in psychiatric residency: a literature review. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 25, n. 3, p. 160-165, 2003Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1516-44462003000300008. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Camargo, I. de B., & Contel, J. O. B. (2003). Research methodologies toassess teaching in psychiatric residency: a literature review. Revista Brasileira de Psiquiatria, 25( 3), 160-165. doi:10.1590/s1516-44462003000300008 -
NLM
Camargo I de B, Contel JOB. Research methodologies toassess teaching in psychiatric residency: a literature review [Internet]. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2003 ; 25( 3): 160-165.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1516-44462003000300008 -
Vancouver
Camargo I de B, Contel JOB. Research methodologies toassess teaching in psychiatric residency: a literature review [Internet]. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2003 ; 25( 3): 160-165.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1516-44462003000300008 - Grupoterapia com pacientes aideticos em ambulatorio
- Proposta para insercao da interconsulta e psiquiatria de hospital geral na rede publica e pronto socorro geral universitario
- Santa tereza 50 anos: recapitulando o asilo
- Equipe multidisciplinar como continente do ato médico: ilusão ou realidade
- Luiz Cerqueira em Ribeirão Preto: Homenagem ao Mestre
- Diferenças de gênero e reinserção social do paciente: experiência de comunidade terapêutica em hospital dia psiquiátrico universitário
- Grupos de apoio de curta e longa duração em hospital geral com destaque para a UTMO
- Psychiatric disorders and psychiatric consultation in a general hospital: a case- control study
- Pacientes psiquiátrios de longa permanência hospitalar: alta por transferência
- Treinando recursos humanos em álcool e drogas na universidade [Prefácio].
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1516-44462003000300008 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas