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Educação em saúde para idosos: residentes da casa-lar e convivência "Sítio das Alamedas" (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: STOCKLER, PAULO SERGIO - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSP
  • Assuntos: PROMOÇÃO DA SAÚDE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; PRECONCEITO; PERCEPÇÃO; SAÚDE DO IDOSO; IDOSOS; ASSISTÊNCIA A IDOSOS; ALIMENTOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar como os idosos residentes em uma instituição pública não asilar percebem suas condições de vida e moradia, bem como sugerir estratégias participativas de Promoçäo e Educação em Saúde Pública. Empregou-se pesquisa participante de natureza quali-quantitativa dividida em três fases: 1a Pesquisa exploratória, tendo como um dos instrumentos de coleta o Método de Delbecq e Van de Ven; 2a Levantamento de depoimentos pessoais colhidos em entrevistas seguindo um formulário semi-estruturado; 3a Desenvolvimento de oficinas de Promoçäo e Educação em Saúde com base nos dados obtidos nas fases anteriores, tendo como temas geradores, a alimentaçäo, nutrição e saúde e higiene dos alimentos. O estudo exploratório permitiu conhecer as características da populaçäo de estudo, seus desejos e necessidades, além de possibilitar maior compreensão do contexto onde os idosos estavam inseridos. As entrevistas permitiram traçar o perfil da população e conhecer as percepções dos idosos sobre as condições de vida e moradia, dentre elas se destacaram a elevada satisfação com a moradia (97,1 por cento); a dificuldade de relacionamento entre os idosos (38 por cento), a divergência de opinião sobre a existência ou não de regras na Instituição e a sugestão referente à maior disciplina na moradia (28,6 por cento). A intervenção educativa mostrou que as atividades práticas concretas foram mais facilmente compreendidas pelos idosos eos jogos cooperativos incentivaram a cooperação e a integração do grupo. Os idosos revelaram ampla satisfação em participar dos encontros (90 por cento), reconheceram seu caráter educativo (52,1 por cento) e o incentivo à autonomia e a cooperação dos participantes (78,2 por cento). Também reconheceram que houve melhoria das condições de higiene e saúde na moradia (91,3 por cento). ) A análise dos depoimentos revelou que o "Sítio das Alamedas" demonstrou ser uma instituiçäo pública preocupada em promover a inclusão social de idosos em situaçäo de desabrigo, embora apresente problemas em relaçäo ao processo de co-gerenciamento, entre outros entraves que dificultam o alcance da meta institucional. A intervençäo educativa desenvolvida junto aos idosos trouxe benefícios reais tanto para os idosos, quanto para a Instituiçäo, mostrando-se bastante pertinente e viável.(AU)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.05.2003

  • Como citar
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    • ABNT

      STOCKLER, Paulo Sérgio. Educação em saúde para idosos: residentes da casa-lar e convivência "Sítio das Alamedas". 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Stockler, P. S. (2003). Educação em saúde para idosos: residentes da casa-lar e convivência "Sítio das Alamedas" (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Stockler PS. Educação em saúde para idosos: residentes da casa-lar e convivência "Sítio das Alamedas". 2003 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Stockler PS. Educação em saúde para idosos: residentes da casa-lar e convivência "Sítio das Alamedas". 2003 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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