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Maternidade e transmissão cultural: o que os Guarani, residentes na periferia da capital paulista têm a dizer (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: AZEVEDO, MARCOS AUGUSTO PINTO DE - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSM
  • DOI: 10.11606/D.6.2004.tde-21092023-164003
  • Assuntos: MÃES; PERCEPÇÃO; ÁREAS DE POBREZA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender o significado da Maternidade para os Guarani-Mbyá, residentes da Aldeia Morro da Saudade, localizada na zona sul de São Paulo, regiäo de Palrelheiros, portanto vivenciando cotidianamente peculiaridades próprias da periferia de uma grande metrópole. Entre as mudanças, registraram-se contradições relativas ao casamento precoce, apontado pela populaçäo mais velha como um comportamento cada vez mais freqüente entre os jovens, os quais revelaram - por sua vez - ter outras perspectivas em lugar da opçäo imediata pelo casamento tradicional. Entre as novas opções, salientaram estudar, trabalhar e namorar, seguindo padrões semelhantes aos praticados pela população "näo-índia". A contracepçäo, enquanto decisäo consciente, apresentou posturas contraditórias. Os mais velhos preconizam o uso das ervas tradicionais e os rituais adotados pela cultura Guarani-Mbyá, enquanto os mais jovens mostram-se cada vez mais predispostos a adotar os contraceptivos utilizados pelos brancos, alegando serem de fácil acesso e "confortáveis": seu uso näo requer dietas alimentares e outros rituais rigorosos. Mulheres apontaram as práticas antigas como empecilho para a adesäo aos métodos tradicionais da cultura. Planejar a família foi apontado por mulheres mais jovens como prática que parece cada vez mais regular no âmbito de sua vida reprodutiva. A dificuldade de sobrevivência financeira foi apontada como um fator relevante para esta opçäo.Há indícios de mudança, uma vez que a tradiçäo Guarani tem na prole numerosa o seu padrão família. O parto hospitalar foi apontado pela geraçäo mais velha como crescente ente mulheres jovens. Estas alegaram insegurança e medo do parto natural, realizado na Aldeia e inserido nas práticas tradicionais da cultura, para justificar a nova opçäo. Resta saber até que ponto essa escolha näo sofre influência do contato com mulheres näo-índias, que vivem no entorno da aldeia e adjacências. A discussäo destes e de outros resultados levou em conta, também, os achados expressos na literatura, bem como a bibliografia sobre organizaçäo social e saúde reprodutiva dos povos indígenas do Brasil
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.03.2004
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.6.2004.tde-21092023-164003 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
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    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
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    • ABNT

      AZEVEDO, Marcos Augusto Pinto de. Maternidade e transmissão cultural: o que os Guarani, residentes na periferia da capital paulista têm a dizer. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.6.2004.tde-21092023-164003. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Azevedo, M. A. P. de. (2004). Maternidade e transmissão cultural: o que os Guarani, residentes na periferia da capital paulista têm a dizer (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.6.2004.tde-21092023-164003
    • NLM

      Azevedo MAP de. Maternidade e transmissão cultural: o que os Guarani, residentes na periferia da capital paulista têm a dizer [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2004.tde-21092023-164003
    • Vancouver

      Azevedo MAP de. Maternidade e transmissão cultural: o que os Guarani, residentes na periferia da capital paulista têm a dizer [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2004.tde-21092023-164003


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