Exportar registro bibliográfico


Métricas:

A presença do teatro no ensino de física (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, NEUSA RAQUEL DE - ENSCIENC
  • Unidade: ENSCIENC
  • Sigla do Departamento: FEP
  • DOI: 10.11606/D.81.2018.tde-27072018-144635
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); TEATRO E EDUCAÇÃO; JOGOS EDUCATIVOS; FILOSOFIA DA CIÊNCIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Neste trabalho se entrelaçam duas temáticas que compõe a estrutura de nossa pesquisa: uma delas é o desafio de possibilitar uma maior humanização do ambiente da sala de aula, em que educandos e educadores sintam-se capazes e responsáveis pela construção solidária do conhecimento; a outra é o fato de que a forma e o conteúdo da física trabalhada no Ensino Médio devem oferecer uma abordagem cultural da física, algumas noções sobre a pesquisa científica e a desmitificação da figura e da função do cientista. Para isso, utilizamos como referenciais teóricos centrais a proposta dos jogos teatrais de Viola Spolin, a filosofia da ciência de Thomas Kuhn e a filosofia educacional emancipadora de Paulo Freire. O primeiro é utilizado para favorecer a partilha de conhecimentos entre professores e alunos explorando, de maneira lúdica, textos sobre atividades científicas que revelem algumas facetas do trabalho do cientista e da ciência. O segundo é empregado para emitir um melhor acompanhamento do desenvolvimento científico através de um olhar epistemológico sobre a física. O terceiro nos permite estabelecer uma ponte entre esses dois referenciais através da educação "problematizadora" e emancipadora. Baseamo-nos na estrutura dos jogos teatrais para criar quinze atividades a partir de textos cujos conteúdos abordam: formação de cientistas, pesquisa científica, ética na ciência e questões sociais ou religiosas que envolvam a atividade científica. (CONTINUA)(CONTINUAÇÃO) Apresentamos duas experiências de aplicação dos jogos teatrais: uma realizada com alunos de uma escola pública da Grande São Paulo; e outra com professores em uma oficina realizada na XII Reunión nacional de Educación en Física, em Río Cuarto, na Argentina.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.05.2004
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.81.2018.tde-27072018-144635 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, Neusa Raquel de. A presença do teatro no ensino de física. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072018-144635/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, N. R. de. (2004). A presença do teatro no ensino de física (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072018-144635/
    • NLM

      Oliveira NR de. A presença do teatro no ensino de física [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072018-144635/
    • Vancouver

      Oliveira NR de. A presença do teatro no ensino de física [Internet]. 2004 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072018-144635/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024