Exportar registro bibliográfico

Professores formadores: formação, concepções e ações (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: ARRUDA, ANA MARIA DA SILVA - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (EDUCAÇÃO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO PERMANENTE; CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: As questões analisadas nessa pesquisa tiveram sua origem em preocupações que têm ocupado um espaço cada vez maior no campo de estudo sobre formação de professores. Para compreender esse tema investigou-se "como se caracteriza a formação dos formadores de professores e quais as relações entre as concepções sobre o seu papel como formadores e as ações desenvolvidas junto aos Pólos de Ciências e Matemática?" Os Pólos são espaços de formação continuada de professores situados em escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e sua equipe é formada por professores de ensino fundamental que atuam como formadores de professores. A pesquisa proposta está de acordo com um paradigma qualitativo de investigação. Para responder a essa questão, selecionou-se um Pólo onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e estas forneceram elementos relacionados: ao desenvolvimento profissional; às concepções sobre o papel do formador e ações desenvolvidas no Pólo. Foram analisados também documentos produzidos pelas formadoras. Verificou-se que estas se encontram num processo de educação permanente, sendo as principais responsáveis pela gestão de sua formação. As ações de formação que desenvolvem no Pólo tentam priorizar a articulação entre teoria e prática, a importância do desenvolvimento da prática reflexiva; o desenvolvimento profissional do professor; assim como o conhecimento dos conteúdos específicos e pedagógicos. No entanto as formadoras se deparam comdiversos fatores que dificultam o seu trabalho, como: a falta de tempo dos professores em participarem das ações propostas e a falta de verbas e material. Essa pesquisa espera trazer contribuições para o desvelamento de alguns fatores que influenciam na construção das ações desse espaço de formação continuada de professores e, além disso, trazer aportes às investigações sobre a formação de formadores
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.04.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ARRUDA, Ana Maria da Silva. Professores formadores: formação, concepções e ações. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Arruda, A. M. da S. (2004). Professores formadores: formação, concepções e ações (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Arruda AM da S. Professores formadores: formação, concepções e ações. 2004 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Arruda AM da S. Professores formadores: formação, concepções e ações. 2004 ;[citado 2024 abr. 16 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024