Habilidade de atenção em pré-escolares com e sem histórico de recorrência de otite média (2003)
- Autores:
- Autor USP: FENIMAN, MARIZA RIBEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: ATENÇÃO; PRÉ-ESCOLAR; OTITE (HISTÓRIA); OTITE MÉDIA
- Idioma: Português
- Resumo: Sabe-se que a habilidade de atenção tem um profundo impacto social na família, no trabalho e no ambiente escolar, pois essa função desempenha papel fundamental nos diferentes processos de aprendizagem. O exercício ideal desta habilidade exigirá a participação de outras importantes funções dentre elas a auditiva. Considerando crianças em fase de alfabetização, na qual deve haver uma capacidade maior de fixação da atenção, estas estão mais sujeitas ao rebaixamento da audição gerada pelos episódios de otite média. Objetivos: relacionar a habilidade de atenção entre pré-escolares com e sem histórico positivo de otite média, segundo a percepção de seus pais. Métodos: pais de 40 pré-escolares da rede particular de ensino de Bauru - SP foram entrevistados por meio de um questionário pertinente, quanto à ocorrência de 2 ou mais episódios de otite média, durante os 3 primeiros anos de vida, bem como quanto à queixa de desatenção em casa e na escola. Após a análise do questionário as crianças foram divididas em 2 grupos: grupo A (GA) com histórico de episódios de otite média, e grupo B (GB) sem este histórico. Resultado: houve diferença estatisticamente significante quando comparados os dois grupos, sendo que a maioria das respostas relatadas foram negativas para tal habilidade no GA com otite. Conclusão: este achado condiz com os autores da literatura pesquisa, uma vez que as otites recorrentes na primeira infância interferiram na habilidade de atenção dos pré-escolares deste estudo. No entanto, vale ressaltar que a otite não pode ser considerada como único fator para o risco de tal habilidade, podendo-se apontar ainda a redução da motivação, ambientes pouco estimuladores, fatores orgânicos, e capacidade de superar inabilidades auditivas após as infecções otológicas.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP
-
ABNT
LIMA, A. M. e FENIMAN, Mariza Ribeiro. Habilidade de atenção em pré-escolares com e sem histórico de recorrência de otite média. 2003, Anais.. Bauru: HRAC-USP, 2003. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/b228ff1c-3a17-4c01-908f-8a6cdb6b82e1/1391220.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Lima, A. M., & Feniman, M. R. (2003). Habilidade de atenção em pré-escolares com e sem histórico de recorrência de otite média. In Anais. Bauru: HRAC-USP. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/b228ff1c-3a17-4c01-908f-8a6cdb6b82e1/1391220.pdf -
NLM
Lima AM, Feniman MR. Habilidade de atenção em pré-escolares com e sem histórico de recorrência de otite média [Internet]. Anais. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/b228ff1c-3a17-4c01-908f-8a6cdb6b82e1/1391220.pdf -
Vancouver
Lima AM, Feniman MR. Habilidade de atenção em pré-escolares com e sem histórico de recorrência de otite média [Internet]. Anais. 2003 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/b228ff1c-3a17-4c01-908f-8a6cdb6b82e1/1391220.pdf - A clinical and genetic study on deafness in patients born to consanguineous parents
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